Maxpress Net - On Line - Sementes Seminis: cor exclusiva diferencia produto em todo o mundo
As sementes da marca Seminis, que atuam exclusivamente no mercado de hortaliças, começam a receber uma identificação especial: elas estão sendo padronizadas no mundo todo com uma tonalidade de verde perolizado, desenvolvido especialmente para a empresa. Além da cor diferenciada (Tourquoise), as sementes terão também uma película especial que protegerá produtores e meio ambiente de eventuais contaminações pelos produtos com que são tratadas. "A cor exclusiva evita falsificações e facilita a identificação na hora do cultivo, atendendo a uma reivindicação dos produtores", explica o Gerente de Marketing da Seminis no Brasil, Ayrton Almeida Tullio Junior. Ele acrescenta que a uniformização do processo foi possível após um acordo internacional com a Incotec - líder mundial em tecnologia de sementes de hortaliças - que vai cuidar da padronização da cor em todos os 150 países onde a empresa mantém negócios. No Brasil, além dessa novidade, os produtores terão também uma ajuda de identificação nas sementes peletizadas de alface e chicória, que manterão a cor tradicional mas com a microimpressão do logotipo da empresa em 5% das sementes de cada embalagem.
Processo inédito
Esta é a primeira vez que uma empresa utiliza uma cor especial para identificar seu produto em escala mundial. Tullio enfatiza que "ao adquirir uma semente, o produtor está comprando confiança na empresa que a criou, pois vai empregar dinheiro, tempo e trabalho num produto que só se revelará bom ou ruim na colheita". Por isso, continua, "a empresa decidiu investir em outras tecnologias que ajudem o produtor a ter certeza que aquela é a semente que ele conhece, que agrega resistência genética, melhor teor nutricional, maior produtividade, capaz de se adaptar a condições adversas, entre outras condições fundamentais para uma boa safra e que os pesquisadores da Seminis buscam sempre melhorar".O processamento das sementes no Brasil será feito pela unidade da Incotec sediada em Holambra/SP há três anos. O Gerente de Vendas e Marketing da Incotec América do Sul Ltda., Bruno Hoeltgebaum Neto, explica que tanto a cor como a estampa do logotipo não interferem na germinação das sementes. Ele informou que o processo foi desenvolvido por empresas européias com apoio da equipe brasileira, após uma análise de mercado que identificou boa receptividade para esta aplicação.
Perfil da Seminis
A Seminis, líder mundial no segmento de sementes de hortaliças e com a participação de mais de 30% do mercado brasileiro, mudou, em janeiro/2003, sua estrutura de negócios no país: ela consolidou três marcas tradicionais do mercado (a holandesa Royal Sluis e as americanas Petoseed e Asgrow) em uma única marca: a Seminis. Com isso, a empresa passou a oferecer um mix de 120 produtos de 34 espécies de hortaliças, comercializados através de distribuidores exclusivos que atendem a todas as regiões do país. A assistência técnica no campo é o principal foco de atuação da equipe, que conta com aproximadamente 100 agrônomos da empresa e também dos distribuidores regionais.