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Siteescola On Line - Sistema tecnológico possibilita "aprendizado orientado" proposto pelo Siteescola


O SitEscola novo Ensino à Distância (EAD), nasceu da vontade de duas mulheres que visavam contribuir com a formação de profissionais da área educacional . No inicio, Sônia Aranha, Mestre em Educação pela Unicamp e Diretora de Estudos e Pesquisa do SitEscola e Lúcia Helena Santos Elias, Administradora de Empresas e Diretora Comercial e Marketing- SitEscola desenvolveram de forma conjunta todo o projeto e tocaram o SitEscola desde setembro de 2000.

A área de estudos e pesquisa e toda a elaboração dos cursos, além do ambiente para que eles possam ocorrer de forma adequada, foram elaborados por Sônia, enquanto a área comercial e de marketing ficou sob a responsabilidade de Lúcia. Embora haja constante apoio de uma na área da outra.

Considerando essa interferência fundamental, elas procuraram selecionar também o seu ambiente de aprendizado. Formado em geral por professoras, que fazem parte tanto da rede pública como privada, elas conseguiram atingir diversas regiões do país. Os Estados do Sul são os mais representativos, seguido por São Paulo. Portanto, já são reconhecidos 100 profissionais da área educacional durante esse primeiro ano.

Considerando a divulgação um sucesso, Sônia Aranha revela que esta propagação se deu por meio da própria Internet e do boca-a-boca . Outro aspecto positivo que ela considera foi a fidelização dos alunos. Quem faz um curso, faz outro e indica para um colega.

Em relação ao conteúdo dos cursos , a professora nos conta que esta nova modalidade requer muita leitura, escrita e disponibilidade de tempo. Para ela, cursos à distância dão a impressão que não exigem muito esforço para os estudos, e essa falsa impressão é derrubada logo na primeira aula/semana. Alguns participantes chegam a desistir e outros se sentem realmente em um ambiente de construção de conhecimento.

Segundo a pedagoga o método de ensino orientado, se torna mais exigente que os cursos presenciais, pois exige que o aluno escreva, ampliando o domínio do conteúdo estudado, além de se adequar ao ritmo de vida contemporâneo, permitindo que a pessoa assista as aulas em casa ou no escritório.

Elas implantaram inicialmente um esquema de lições semanais e acompanhamento dos professores através da troca de e-mails e debates em fóruns de discussão, o que resultou em grande interesse dos alunos pela regularidade das aulas e o apoio didático oferecido. "Tentamos simular através do curso por e-mail toda a experiência vivida durante o processo didático-pedagógico que encontramos nas universidades", lembra Sônia.

Os primeiros cursos foram ministrados com recursos tecnológicos primários - através de e-mails pessoais - o que dificultava o processo, pois os provedores tinham limites para o tamanho das caixas postais, fazendo com que os alunos nem sempre recebessem todas as informações necessárias.

Outro importante fator que contribui para a aceitação dos cursos na modalidade aprendizagem-orientada são as avaliações periódicas e dissertativas. Os participantes sentem que os estudos são efetivos. O certificado somente é conferido para os aprovados nas avaliações periódicas e de final de curso.

Os cursos da modalidade auto-aprendizagem já são mais amenos possibilitando que o aluno possa seguir o seu próprio ritmo de aprendizagem sem depender muito do coordenador do curso. As avaliações são em menor número e de múltipla escolha. O certificado também é conferido apenas aos aprovados.

Cursos à distância para formação continuada de profissionais da área da educação é um caminho promissor para o aprimoramento da educação. Em geral , os professores que participam de um curso à distância via Internet já são diferenciados porque estão enfrentando não só o conhecimento da própria rede ,como também, os novos conhecimentos na sua área de atuação.

Atualmente, a oferta de curso é ininterrupta. Vinte e quatro horas e de segunda à segunda atende desde professores ate pedagogos. Com fácil navegação, qualquer solicitação dos alunos é atendida com rapidez, mesmo que seja feita nos finais de semana ou feriados. A rede não para e os professores também não.

Para o próximo ano a intenção dessas duas mulheres é ampliar a oferta de cursos com diferentes temáticas. Para isso, elas estão selecionando profissionais que possuam um perfil de coordenador de curso on-line. Nada fácil, porque coordenar um curso à distância é muito mais exigente do que um presencial devido a necessidade de estar constantemente conectado a rede visando interação permanente.

Para viabilizar a metodologia do Sitescola, a WebCompany, produtora de soluções para internet, em Campinas/SP, desenvolveu um sistema que amplia a interatividade entre professor e aluno. Todo material didático fica disponível no site para leitura e as lições semanais são acompanhadas e monitoradas por professores especializados. "Utilizamos o recurso de identificação de log (número de identificação do aluno) para controlar todos os links que estão sendo visitados e acompanhar o desenvolvimento e nível de interesse do estudante durante o curso", afirma Alexandre Moreno Frias, Diretor Executivo da produtora.

"Com a nova estrutura, desenvolvida pela WebCompany, pretendemos gerenciar vários cursos ao mesmo tempo, aumentando o número de alunos e abrir espaço para outras instituições que queiram aplicar o ensino à distância através do site", afirma Sônia.

O projeto tecnológico do Sitescola supre as maiores dificuldades encontradas pelas profissionais. A WebCompany criou um sistema dinâmico com alta capacidade de armazenamento de dados, onde cada aluno cadastrado tem espaço para guardar, no próprio site, todo o conteúdo do curso e as informações trocadas através de e-mails e fóruns de discussão. O sistema também abriga uma biblioteca virtual para apoio didático aos alunos. A alta capacidade de armazenamento permite ainda o aluguel de salas para outras instituições de ensino ministrarem seus próprios cursos. "A estrutura do site comporta a realização de cursos completamente independentes, com autonomia no processo de gerenciamento para o professor, instituição de ensino e para o diretor do site", explica Alexandre.

Os cursos propostos pelo Sitescola são direcionados a educadores, nas opções de aprendizado orientado e auto-aprendizado (modalidade de curso livre sem prazo para inicio e término). As informações e matrícula estão disponíveis no endereço www.sitescola.com.br .

Após o cadastramento e pagamento da taxa de inscrição, o aluno é liberado para acessar o conteúdo do curso.

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