Revista O Carreteiro - págs. 22 e 23 - Panorama do setor de recapagem
O setor brasileiro de recapagem de pneus, um dos mais desenvolvidos do mundo e com grande número de empresas concorrendo no mesmo mercado tem, há anos, demonstrado competência pare criar soluções e lançar produtos que vão ao encontro das necessidades dos transportadores rodoviários.
As oscilações e incertezas que têm caracterizado a economia nacional nos últimos meses, com reflexos inevitáveis no setor de transportes, têm obrigado empresas de produtos de equipamentos de recapagem de pneus a lançarem novidades e novos métodos de gerenciamento da rede de concessionários no País e Exterior, na tentativa de garantir mais qualidade e durabilidade no trabalho que fazem.
Na recapagem, essa economia é vital, já que utiliza apenas 25% do petróleo necessário para a fabricação de um pneu novo, conforme explica o assistente de Marketing da Vipal, Leôncio Barão. A Vipal é uma empresa gaúcha, com sede em Nova Prata/RS e uma rede de 175 concessionários no País, 16 na Argentina, 11 no Chile e se prepara para ingressar nos mercados do Uruguai e Paraguai, para completar a rede nos países integrantes do Mercosul.
Barão explica, que em termos de redução de custos do recapado foi feita uma simulação com a economia de 57%, quando o pneu é submetido a uma terceira recapagem. Levando-se em conta que a média nacional é de 2,2 reformas por pneu, o valor é significativo. Ele lembra que na planilha de custos, o pneu só perde para o combustível. A não ser em casos especiais como no transporte urbano onde a durabilidade do pneu é maior, suportando mais reformas.
A Vipal, segundo Barão, tem garantido sempre um alto padrão de qualidade para os seus produtos, com atualização permanente e acompanhamento dos concessionários. Em Nova Prata, na matriz, existe um cadastro de todos os pneus reformados pela rede autorizada, garantindo a plena assistência em qualquer ponto do País onde o carreteiro esteja, com a imediata identificação do problema ocorrido.
A Bandag do Brasil Ltda., de Campinas/SP, reuniu todos os concessionários e técnicos da empresa para a apresentação dos lançamentos e discussão de estratégias para superar as dificuldades de mercado, decorrentes da crise econômica do País. Na opinião do presidente da Bandag Mercosul, Roberto Ducatti, esse tipo de encontro serve para apresentar aos concessionários as ferramentas desenvolvidas para manter a rentabilidade e a alta qualidade dos produtos da marca.