Terceira Visão - pág. 09 - Peça "Despertando para Sonhar"
Um espetáculo que pretende estimular nos jovens o desejo de sonhar e de provocar mudanças, discutindo a importância de dar sentido às suas vidas. Assim pode ser definida a peça “Despertando para Sonhar”, que será apresentada na próxima quinta-feira, dia 9, às 20 horas, no teatro do Colégio Visconde de Porto Seguro, em Valinhos. A apresentação faz parte das comemorações dos 125 anos do Colégio Visconde de Porto Seguro e dos 20 anos da unidade de Valinhos.
O espetáculo, encenado pelos atores Tadeu Aguiar e Eduardo Bala, começa com a primeira exibição de um filme, em que a cena ganha os palcos e o cenário torna-se um grande set de filmagem, como se esti-vesse tudo sendo filmado naquele momento.
A trama gira em tomo de Ícaro, um jovem que por não ter planos para o futuro, foge de casa e acaba encontrando Dédalo, um ser misterioso, que usa citações de Shakespeare, Rilke, Einstein e Fernando Pessoa, entre outros, para fazer um duelo de palavras com Ícaro, através do qual descobre-se a importância de sonhar e despertar para a vida.
A peça faz parte do projeto “O Teatro vai à Escola”, que alia diversão e reflexão em espetáculos de qualidade, renovados a cada ano, fundamentados pedagogicamente e sempre seguidos de um debate, e que tem como objetivo, contribuir para a formação de jovens críticos e atuantes na sociedade através da encenação de temas importantes para os alunos, através de uma linguagem com a qual o jovem se identifica. “Assim promovemos discussões sobre a postura e o papel do jovem na sociedade, as suas relações com a escola, vocações, valores éticos, angústias, desejos, abrindo uma oportunidade de reflexão acerca da árdua tarefa que é crescer”, explicam os atores da peça, Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr.
Tadeu Aguiar é ator e diretor e atuou em diversas peças teatrais, filmes e novelas da TV Globo e há sete anos dedica-se ao projeto “O Teatro vai à Escola”.
Já Eduardo Bala, é ator, escritor, professor de Educação Artística e especialista em literatura infanto-juvenil, autor dos livros “Olhos de Vaca” (Ed. Vertente), “A Rainha e o Vento” (Ed. Paulinas) e “Papo de Anjo” (Ed. RHJ).
Os ingressos para o espetáculo custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na própria escola que fica na estrada velha Campinas-São Paulo, 5701, nó Joapiranga, em Valinhos.
O anfiteatro do Colégio tem capacidade para 600 pessoas e acomodações especiais para deficientes.
Informações pelo telefone (19) 3871-0388.