Revista Transporte Moderno - Ano 41 - Nº 406 - Outubro/2003 - Pág. 42 - Recapagem: um bom negócio
Nestes tempos em que a economia é a alma dos negócios
Nestes
tempos em que a economia é a alma dos negócios, a recapagem de pneus passou a
representar uma medida indispensável nas empresas de transporte de cargas e de
passageiros. A aplicação de uma nova banda de rodagem transforma a carcaça em
um pneu praticamente novo. E o custo, segundo empresas do setor, chega a ser três
vezes menor que o produto novo. Esse baixo custo do processo pode ser calculado
facilmente: para produzir um pneu novo são necessários 88 litros de petróleo,
enquanto a recapagem requer apenas 28 litros.
O
segmento de recauchutagem tem apresentado uma evolução técnica
extraordinária nos últimos cinco anos, segundo o presidente da Associação
Brasileira de Recauchutadores (ABR), Paulo
Fernando Moreira. O executivo diz que o País tem, hoje, níveis dc recapagem
com qualidade internacional, notadamente para pneus de carga: “A evolução
aparece nos materiais utilizados, no processo de aplicação, nos equipamentos e
acessórios utilizados, que dispõem de sistema de mecanização digital”,
comenta. “Depois dos Estados Unidos, somos o país com o melhor índice de
recapabilidade, o que significa dizer que a cada pneu novo fabricado, dois são
recapados. Na Europa, a cada pneu novo que sai da fábrica, menos de meio pneu
é recapado”, comenta. Ele lamenta que este índice nacional não venha
crescendo ultimamente em conseqüência da má qualidade das estradas nacionais,
que praticamente “detonam” os pneus, tomando-os inservíveis para a
recauchutagem. “Somos um expoente mundial na produção de recapagem; temos
capacidade excedente. O Brasil sequer gera o número de carcaças que o mercado
precisa”, acrescenta.
Anualmente,
são recapados noBrasil entre 12 a 15 milhões de pneus. Desse total, cerca de 8
milhões são destinados à área de transportes de cargas e de passageiros.
Atualmente a ABR integra cerca de 1.300 associados, O setor movimenta anualmente
algo em torno de USS 1 bilhão. “Hoje em dia 100% das empresas ligadas ao
transporte utilizam o serviço”, calcula Moreira. Desse total, 70% são do
setor de transporte de cargas, enquanto os 3(% restantes se destinam
ao segmento de passageiros.
CAMPEÃO
DE PROVAS
Também
presentes na Fenatran, as empresas de recapagem aparecem com boas novidades para
o transporte em geral. A Bandag, que atua no País desde 1975
e hoje possui 140 concessionários e quatro fábricas duas em São Paulo,
uma no Paraná e outra em Santa Catarina —montou no seu estande um sistema
Bandag Truck Service (BTS) completo, para mostrar aos clientes e visitantes como
funciona o serviço, que presta atendimento à área de transporte de carga e
de passageiros. O sistema está em operação desde novembro de 2001 e já integra
36 centros de atendimento, em 16 estados. Até o fim de 2003, o gerente geral da
Bandag, Roberto Ducatti, prevê um total de 60 casas.
“Hoje
temos a mesma tecnologia dos EUA e da Europa”, diz o executivo, referindo-se
à alta qualidade do produto oferecido, que pode ser empregado até em caminhões
de corrida, como o VW 8.150 (foto), com
mais de 330 cv de potência, que disputou o Rali dos Sertões pela equipe Yahn
Racing. O veiculo é outra atração no estande da Bandag.
A
demanda pelos serviços de recapagem neste ano se mantiveram estáveis,
equiparando-se à demanda de 2002, segundo o gerente geral. Com o aquecimento da
economia, Ducatti prevê para a empresa um crescimento de 4%
para 2004. “Temos mercado e temos infra-estrutura”, observa.
Do
total de pneus recuperados pela empresa, 55% correspondem ao mercado de autônomos,
45% são proprietários de frotas de transporte de cargas e de passageiros.
BANDAS
INÉDITAS - Também presente na Fenatran, a Vipal, fabricante de produtos de
borracha para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar no Pais desde 1973,
atualmente responde por 43% do mercado de produtos para reforma de pneus. A
empresa apresenta para o consumidor a recém-lançada linha de bandas DV —
produto de última geração para recapagens. No estande foi montada uma
reformadora de pneus padrão, para proporcionar melhor visualização do
processo. A Rede Vipal tem atualmente 200 reformadoras no Pais.
ALTA
RESISTÊNCIA - Outra grande recapadora de pneus do mercado nacional, a
Tipler estará mostrando aos visitantes da Fenatran as novas bandas da série 20
—RI 20 e RT 21, com desenhos lisos para pneus radiais, indicadas para
quaisquer eixos, em longas distâncias e altas velocidades —além das versões
RDT 38 — o mais recente lançamento da empresa para aplicações urbanas, a RT
74, de alta performance e a RT82, com alta aderência, para terrenos mistos, O
diretor comercial e de Marketing da Tipler, Paulo Henrique Moller, diz que,
embora seu principal produto seja a banda pré-moldada, a empresa vem se
especializando no desenvolvimento de sofiwares,”Neste último ano
comercializamos com sucesso o Sistema Tipler de (ierenciamento de Pneus (51(W)
para muitas empresas de transporte de carga e de passageiros no País”,
comenta.