Jornal Nipo Brasileiro - Feicom lança tendências para a casa do futuro
Maior evento da construção civil da América do Sul, a Feicon 2003, que terminou no último dia 12, mostrou aos seus 160 mil visitantes as novas tendências para os próximos anos e também para a casa do futuro.
O banheiro da Deca, por exemplo, não fica nada a dever a casa dos Jetsons, família do famoso desenho animado. É uma prévia de como será o banheiro em um futuro próximo, quando eles irão se adaptar a pessoa que está usando o espaço naquele momento. Ao passar pela porta, sensores irão ajustar automaticamente a bacia, bidê e lavatório para melhor adaptara altura dos elementos ao novo usuário.
Nessa versão de futuro, todos os comandos de acionamento de água funcionam por comando de voz, desde a descarga até o chuveiro, incluindo a regulagem da temperatura da água.
No espelho, telas de cristal líquido permitem ao usuário verificar quais foram as últimas roupas que ele usou. Esse armazenamento de imagens é feito por micro-câmeras que permitem ainda a visualização das costas de quem está no espelho. Tudo feito também por comandos de voz.
Para finalizar, cromoterapia no chuveiro, O produto utiliza as sete cores dos processos da terapia agindo como tratamento para cansaço, estresse e outros males da vida moderna.
Outro destaque da feira, que reuniu 550 expositores, foi a preocupação com a ecologia. Uma caixa d’água antibacteriana foi o destaque da empresa Dalka do Brasil. O revestimento Acqualimp evita a proliferação das bactérias que normalmente estão presentes na água e no ar. Além disso, um filtro elimina terra e outras partículas sólidas que vêem na água.
A Mizumo lançou um equipamento que permite a substituição da fossa séptica em residências de até seis pessoas. O equipamento tem a capacidade de converter até 800 litros de água diários de esgoto em água tratada e clorada com índice de purificação de 96%. A água obtida via tratamento pode ser reutilizada em atividades como irrigação, jardinagem e lavagem de pisos. Mas a maior vantagem é que ela pode ser devolvida limpa ao meio ambiente. O equipamento permite uma economia de até 50% no consumo de água.
Uma tela mosquiteira fabricada a partir de fibra de vidro com acabamento em PVC, que não propaga fogo foi apresentada pela Saint Gobain. Mas o grande diferencial é sua resistência, pois a fibra de vidro não sofre alteração das propriedades mecânicas com o tempo, não desfia e não cria mofo. Além disso, pode ser lavada com um simples jato d’água.
Para economizar energia, a Seccare lançou um equipamento em aço tubular que permite a secagem de toalhas de banho e roupas em geral. O produto possui um sistema de irradiação de calor que permite que as peças mantenham-se secas permanentemente com um consumo de energia equivalente ao de uma lâmpada comum.