Campinas/SP - Quinta, 13 de agosto de 2020 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLIPPING: SEMINIS

Clube do Fazendeiro Online - Goianápois, GO, volta a produzir tomate


O município de Goianápolis tem 80% de sua economia dependente da tomaticultura e realiza anualmente a Festa do Tomate. Este evento reúne produtores, agrônomos e atacadistas que trocam informações sobre a cultura e também aproveitam o evento para confraternização e lazer.

Os produtores participam de um concurso tradicional na região, onde são escolhidos os melhores tomates da safra e, este ano, o híbrido Scala foi eleito como “o melhor tomate longa-vida”, depois de avaliadas características como peso, qualidade do fruto, firmeza, consistência de polpa, coloração, além da resistência aos geminivírus.

A realização da festa em Goianápolis este ano foi especial, pois no ano passado cerca de 90% dos produtores migraram para regiões vizinhas, para tentar manter a produção de tomate livre dos geminivírus provocados pela mosca branca, que contaminou grande parte do município. Este ano a cidade comemora a volta dos produtores, que adotaram os tomates Scala e Densus.

Com o plantio destes híbridos resistentes ao TYLCV, um dos mais agressivos tipos de geminivírus, mesmo nas lavouras infestadas pela mosca branca foram colhidos frutos com boa qualidade comercial e os produtores conseguiram restabelecer a lucratividade.

O concurso

O concurso realizado anualmente durante a Festa do Tomate de Goianápolis/GO tem o objetivo de incentivar melhorias na tomaticultura regional e é promovido pela Agência Rural (órgão de assistência técnica do Governo do Estado). Este ano, o produtor Atanael Alves Martins conquistou o primeiro lugar do concurso, com cinco frutos do tomate Scala, da Seminis, pesando 2,5 k (cerca de 500 g cada). Em segundo lugar, ficou o produtor Reginaldo P. de Deus, também com cinco frutos do Scala, com peso total de 2.440 kg. E, em terceiro lugar, com o mesmo peso (2.440 kg), o produtor José Max Patriota, com o tomate Densus, da Horticeres.

O tomate Scala

O tomate Scala foi lançado no Brasil pela Seminis há dois anos e vem sendo cultivado em São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro, Norte do Paraná e Nordeste, regiões responsáveis por 70% da produção de tomate no Brasil e onde a infestação de geminivírus é alta.

O tomate Scala é resistente ao geminivírus TYLCV (o mais severo dessa espécie) além de apresentar resistência intermediária aos tipos mais encontrados Brasil (TYVSV e TRMV). A Seminis é a única empresa no Brasil que comercializa sementes de tomates híbridos com resistência a geminivírus. Em Goianápolis, no final do ano passado, a empresa promoveu uma série de palestras e dias-de-campo para orientar os produtores sobre o problema.(fonte: Comunicativa Ass. e Cons. Jorn.)

« voltar



   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®