Correio Popular - Cidades - Pág. 7 - Ruaminha dá a largada do Carnaval
O Carnaval de Campinas teve sua prévia, ontem, com o ensaio aberto da escola de samba Princesa de Madureira, vice-campeã de 2003. A agremiação do bairro São Bernardo se apresentou dentro do projeto Ruaminha, parceria entre a Prefeitura de Campinas e organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao Centro da cidade.
O projeto, que ocorre na avenida Campos Saies, entrou em sua 32a semana, sempre contando com feira de artesanatos e atividades culturais e educativas voltadas para os moradores do Centro. A arquiteta e urbanista Débora Frazatto, uma das coordenadoras, disse que o Rua-minha está em sintonia com o projeto de revitalização do Centro, almejado pelo prefeito Antônio da Costa Santos, antes de seu assassinato. “Prestigiar as escolas de samba e trazer as pessoas de volta ao Centro de Campinas eram os ideais de Toninho e, de certa forma, é o que buscamos fazer desde o inicio do projeto”, afirmou.
O diretor de bateria da Princosa de Madureira, Renato Luis Moreira, ressaltou a importância de se trazer a escola de samba para a rua: “Ë bom para a comunidade da escola, que se prepara para o Carnaval, e é bom para as pessoas que moram no Centro e não tinham programa aos domingos”, disse.
Ontem, a bateria da escola contou com 50 integrantes, além de passistas, mestre-sala e porta-bandeira. Moreira revelou ainda que o enredo deste ano será o oceano, com suas lendas e mistérios. O samba é de autoria de Edson Jóia, “Investimos bastante no luxo da escola e devemos sair como favoritos”, afirmou. (Bruno Ribeiro/Do Correio Popular)