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CLIPPING: CDI CAMPINAS

Correio Popular - Caderno C - Pág. 13 - Caminhada promove inclusão digital


Cerca de 1

 Cerca de 1,2 mil pessoas participaram ontem da caminhada que promoveu o Dia Municipal da Inclusão Digital, na Lagoa do Taquaral. Organizado pelo Comitê para Democratização da Informática de Campinas (CDI), o evento reuniu alunos de 30 das 41 escolas de informática para a cidadania (EIC’s) que funcionam atualmente. O objetivo, segundo o coordenador regional do CDI, Paulo Henrique Oliveira, foi conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão digital para quem ainda não tem acesso à informática.

 “Hoje em dia, saber mexer com computadores é tão importante quanto saber ler”, justificou Oliveira. Atualmente, os excluidos digitais representam 72,21% da população de Campinas. 

Depois da caminhada, os participantes puderam acessar a internet nos computadores do Museu Dinâmico de Ciências, ao lado do Planetário da Lagoa do Taquaral. Uma fila de crianças e adolescentes, alunos das EIC’s, formou-se na porta do museu, onde uma voluntária do projeto distribuía senhas e pedia calma ao participantes.

 “Na minha es­cola aprende­mos a mexer com computador, mas não temos internet. Vou aproveitar hoje”, explicou Tiago Carvalho Miranda, de 11 anos.

 A promoção da inclusão digital foi feita também por meio do lançamento do vídeo institucional do CDI e da mostra de projetos das EIC’s. De acordo com Oliveira, há quatro anos o CDI trabalha com o último sábado de março como o Dia da Inclusão Digital. Mas esse ano, como a Prefeitura reconheceu o dia, que já está no calendário, a preparação foi mais fácil. Oliveira ressaltou que é importante lembrar que outras cidades no Brasil todo também promovem atividades de incentivo à inclusão digital no último sábado de março, como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

 Na opinião de Regina Leme Pereira Leite, diretora da Escola Estadual Professor Gumer­cindo Guimarães, onde está instalada uma das EIC’s, a iniciativa de levar o acesso aos computadores até comunidades economicamente desfavorecidas e públicos com necessidades especiais é uma forma de promover a cidadania. As aulas não são só informática, mas sim um projeto social”, avaliou.

 Ainda segundo Oliveira, o CDI tem hoje 50 escolas, das quais 41 estão funcionando e três passam por reformas. Mas 10 novas escolas serão construídas ainda este ano, e dependem da doação de computadores para poderem atender ao público. As ECI’s ficam, em sua maioria, instaladas em entidades assistenciais de bairros, mas algumas também se instalam em escolas. Os alunos têm aulas de informática, mas não são todos os computadores que possuem acesso à internet. “Nosso objetivo é atender mais de três mil pessoas em 2004”, revelou o coordenador regional do CDL

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