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Correio Popular - Cardeno de Economia - Cestas de Natal "recheiam" mercado de trabalho



Cestas de Natal ´recheiam´ mercado de trabalho

Duas empresas, a Alcamp e Marbel, abrem 1,1 mil novas vagas temporárias para atender aumento nas vendas de pelo menos 30% esse ano

A cesta de Natal é um presente de preço relativamente barato e, por isso, o mercado mostra um crescimento anual, mesmo nos momentos em que outros segmentos, ao contrário, apresentam retração. Como este ano a economia está aquecida para a maioria dos setores, o mercado de cestas natalinas espera um crescimento de pelo menos 30% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente duas das maiores empresas que atuam na região - a Alcamp e a Marbelestão, estão contratando 1,1 mil novos funcionários temporários para atuarem neste período e esperam comercializar 2,5 milhões de cestas de Natal.

"O mercado está super aquecido em função da economia do Brasil. E já estamos fechando os contratos e muitos estão em negociação. Nossa expectativa é de chegar ao número de 1 milhão de cestas, contra 700 mil vendidas no ano passado", diz Thaís Helena Bianco, coordenadora de marketing da Marbel, empresa com sede em Rio Claro.

Segundo ela, além do aquecimento da economia, que é fator fundamental para as vendas, a Marbel também investiu na divulgação dos produtos. Foram enviados 170 mil catálogos para todo o Brasi. Thaís explica que para atender a demanda dos pedidos, foi necessário contratar 600 novos funcionários, que vão somar aos 250 trabalhadores da empresa. A Marbel possui 13 modelos de cestas de Natal, com preços que variam de R$ 20 a R$ 300. "Temos cestas bem diferenciadas, como por exemplo, a cesta só com produtos licenciados pela Turma da Mônica e a cesta sem bebidas alcóolicas. Os produtos importados estão presente somente nas cestas de maior valor, como biscoitos e bebidas", completa.

Também há variações de tamanho e modelo, além de quantidade de itens para todos os gostos e bolsos na Alcamp. O sócio-proprietário da empresa Paulo Eduardo Frazão espera comercializar 1,5 milhão de cestas de Natal neste ano, um volume maior que 30% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a Alcamp entregou 1,1 milhão de cestas. Mas esse desempenho da empresa é resultado de uma iniciativa agressiva de mercado, com uma estrutura maior de atuação em todo o Brasil e busca de novos clientes. "Este é um segmento que cresce ano a ano. Mas é preciso optar por empresas confiáveis, que tenham compromisso com o cliente", observa.

Frazão conta com experiência de mais de 20 anos no ramo de cestas de Natal e de alimentos. Para atender os pedidos que já estão sendo efetuados para cerca de 20 mil clientes, a Alcamp já selecionou e está contratando mais 500 funcionários temporários. "Os preços variam de R$ 27 a R$ 260 e 90% dos produtos são nacionais. Somente as frutas secas e algum outro produto são importados", compara.

OTIMISTA

A proprietária da Casa da Velha Bruxa, Cláudia Lucon, que comercializa cestas diferenciadas para que as empresas possam presentear seus clientes, também está otimista e espera um crescimento de cerca de 15% em relação ao ano passado. "Eu ainda não posso dizer se os preços serão mantidos nos patamares do ano passado", explica

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