Campinas/SP - Quinta, 28 de março de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
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MELÃO E ALFACE ENTRE AS NOVIDADES DA HORTITEC  


A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.

. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis Fone (19) 3705 9300


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O produtor de hortaliças Joélcio Strapasson testou a alface Mayumi em São José dos Pinhais (PR) e elogiou a uniformidade das cabeças


Para mercado de minimamente processados,
Seminis lança alface americana Mayumi


Mayumi é a nova variedade de alface americana da Seminis. Uma de suas principais características é a resistência ao Míldio raças: 2A, 2B, 5 e 6. Além disso, visando às novas tendências do mercado, destina-se ao processamento, utilizando tecnologias como as de minimamente processados, atmosfera modificada e atmosfera controlada. Entretanto, suas características não impedem sua comercialização para o mercado fresco, embalada em bandejas e caixaria.

André Hirano, Coordenador Técnico de Desenvolvimento de Produtos da Seminis, explica que a cabeça da alface Mayumi “é compacta, pesada, com folhas grandes e coloração verde-escura, mantendo um ciclo de desenvolvimento de 80 a 90 dias após a semeadura. Foi selecionada para atender o mercado de processados, devido ao seu alto rendimento, e também complementando a necessidade de alguns produtores em vender cabeças ‘bola’ em bandejas”. Segundo André Hirano, “a produção no campo, para se obter alfaces como exige o consumidor, requer cuidados como análise de solo para correta adubação de base e cobertura, controle preventivo de pragas e doenças e plantio na época recomendada”.

A nova cultivar Seminis é indicada para plantio em todos os cinturões verdes, entre eles, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A Mayumi é recomendada para semeadura durante outono-inverno, entre os meses de março e agosto. As sementes da nova alface Mayumi estarão disponíveis para os interessados a partir do próximo mês de junho nas principais revendas nacionais.

Informações:
André Hirano, engenheiro agrônomo, especialista no desenvolvimento de alfaces e tomates - cel. (19)8116-9963 – email andré.hirano@seminis.com



Para o mercado exportador,
um novo melão híbrido tipo cantaloupe


O Brasil produziu 200 mil toneladas de melão por safra, em 2006, segundo dados do Instituto Brasileiro de Frutas – Ibraf, sendo a maior parte destinada ao continente europeu e aos Estados Unidos. O melão tipo cantaloupe ocupa 2.200 ha/ano da área total de 12 mil ha/ano cultivada com melões no Nordeste, dos quais 60% destinam-se ao mercado externo. Para atender ao mercado exportador de melão cantaloupe, a Seminis está lançando o híbrido PX 4048, primeiro longa vida tipo americano no País. A nova cultivar caracteriza-se por frutos com sabor bem adocicado (brix médio 11), com pós-colheita superior, quando comparada às demais cultivares comerciais.

O melão cantaloupe estraga mais rapidamente, mas o novo híbrido, por ser longa vida, reduzirá perdas para o exportador e para o agricultor. A colheita pode ser feita a cada dois dias, ao contrário do que acontece com os demais melões tipo cantaloupe, o que representa uma grande economia no custo de produção para o agricultor, otimizando infra-estrutura de produção e logística. “Também representa maior tranqüilidade ao consumidor final, que terá uma fruta com melhor qualidade para consumo mesmo depois de 20 a 30 dias depois de colhido”, observa o supervisor de Vendas para o Nordeste, José Brito Júnior.

O PX 4048 tem produtividade superior a 4.300 caixas de 5 kg por hectare, com frutos tamanho tipo 5, ideal para exportação. Os frutos de formato esférico e casca reticulada são uniformes, com polpa cor salmão intenso (mais forte do que os concorrentes) e textura firme. Brito acrescenta que “a nova cultivar tem boa estabilidade de brix – isto é, em condições adversas de campo, ele mantém o brix, garantindo o sabor adocicado”. Os melões tipo cantaloupe exigem manuseio mais cuidadoso e utilização da cadeia de frio durante a pós-colheita. Como todo melão, é indicado para plantio em épocas mais secas do ano, nas principais regiões produtoras como Baraúna, Mossoró e Ceará Mirin (RN) e Quixeré e Tibau (CE).



Informações:
José Brito Júnior, engenheiro agrônomo e supervisor de Vendas para o Nordeste – celular (19)8122-5365 – email jose.brito.junior@seminis.com

A SEMINIS DO BRASIL


A Seminis do Brasil detém em torno de 25% do mercado de sementes de hortaliças, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A estrutura brasileira é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais, em Paulínia/SP e Carandaí/MG, além Departamento de Administração e Vendas, sediado em Campinas/SP.

A Seminis Inc. é líder mundial no desenvolvimento, produção e vendas de sementes de hortaliças e está presente em mais de 150 países. A tecnologia de seus produtos visa reduzir a necessidade de uso de agroquímicos, aumentar a produtividade, durabilidade no pós-colheita, e oferecer alimentos com mais sabor e maior conteúdo nutricional.



Texto e Atendimento à Imprensa:
ArtCom Assessoria de Comunicação
Marlene Simarelli – (19)3237-2099 – cel (19)9715-2360
marlene@artcomassessoria.com.br skype msimarelli

Para os jornalistas de tv que cobrirão a 14a. Hortitec
Preparamos uma estufa com o novo melão, na Fazenda Ituau, em Salto/SP. Também temos imagens da nova alface americana, em produtor, em Paulínia/SP. Essa, porém, só estará disponível até a semana de 2 a 7 de junho, quando será colhida. Para entrevistas sobre a nova alface, um dos maiores produtores de alfaces do cinturão verde de São Paulo, estará presente no dia da abertura da feira.

 


Outras fotos :


 
 
   
   
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