O evento de Campinas foi realizado um dia após o lançamento em São Paulo, na Livraria Cultura da Avenida Paulista. Depois de Campinas, o roteiro inclui cidades como Santos e Piracicaba, além de capitais de outros estados.
Organizado pela jornalista paulistana Pollyana Ferrari, a publicação conta com a participação direta de um jornalista de Campinas: Paulo Henrique Ferreira – diretor da Accenda do Brasil, consultoria com sede na cidade, e professor da PUC-Campinas.
O livro discute as representações, os processos e os modos de disseminação do conhecimento a partir de ferramentas de comunicação diversas, como computador pessoal, notebook, palm, celular, entre outras.
Para isso, colaboraram jornalistas e acadêmicos brasileiros e estrangeiros de diversas áreas de especialização, sob a organização da jornalista e professora na PUC-SP e Unifieo, Polyanna Ferrari – reconhecida nacionalmente por seus trabalhos acadêmicos sobre jornalismo digital. O livro deve despertar interesse em professores e estudantes universitários, além de profissionais de comunicação e tecnologia.
Contribuição da RMC
Além de integrar Campinas o roteiro de lançamento nacional pela vocação tecnológica da região, o livro “Hipertexto, Hipermídia” conta com a participação de um jornalista da cidade.
Paulo Henrique Oliveira Ferreira, 28 anos, professor da PUC-Campinas e diretor da Accenda do Brasil é o responsável pelo capítulo sobre o papel dos aparelhos celulares como canal de comunicação e geração de conteúdo. Ferreira é um dos pioneiros no estudo da utilização dos aparelhos celulares no meio jornalístico, com mestrado nessa área realizado na ECA-USP e já contribuiu com outros livros e publicações de alcance nacional.
O lançamento do livro em Campinas também é pautado pela representatividade da região na utilização e desenvolvimento de novas tecnologias. Um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) inclui a Região Metropolitana de Campinas (RMC) entre os 50 mais avançados pólos de ciência e tecnologia do mundo. A região possui ainda o maior pólo tecnológico do país, com mais 8 milhões de metros quadrados de extensão e responsável por 15% do Produto Interno Bruto (PIB) da região.
Uma dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico da região é justamente a presença de instituições de ensino na região, que sustentam o trabalho acadêmico junto ao parque de empresas de tecnologia da RMC. Entre as 17 entidades de ensino, destacam-se universidades como a Unicamp, que lidera o ranking nacional de registros de patentes, com 191 registros.
A presença de instituições de pesquisa como o Instituto de Pesquisas Eldorado, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD) e Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA) é outro fator que comprova o destaque da região em termos acadêmicos.
Serviço
O livro “Hipertexto, Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital”, da Editora Contexto, teve lançamento em Campinas, com evento no Tonico’s Boteco, no dia 22, quarta-feira, as 19h30h.
Livro: Hipertexto, Hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital
Autores: Pollyana Ferrari (Org.), Adriana Garcia Martinez, Adriane Canan, Analu Andrigueti, Nora Paul, Paulo Henrique Ferreira, Edílson Cazeloto, Taïs Bressane, Urbano Nobre Nojosa, Vicente Gosciola, André Borges, Bruce Garrison.
Formato: 16 x 23 cm; 192 páginas
Preço: R$ 33,00
Sobre os autores
Pollyana Ferrari (Org.) é doutoranda em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Professora na PUC-SP e Unifieo, tendo se dedicado ao mercado editorial de informática desde o final dos anos 1980 e à internet desde 1995. Foi diretora da unidade de Internet da Editora Globo; editora do site da revista Época; editora-chefe do programa Vitrine, da TV Cultura; e diretora de conteúdo do portal iG. Atua também como consultora de empresas.
Paulo Henrique Ferreira é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atualmente trabalha na Accenda, com sede em Campinas, prestando consultoria em estratégia e comunicação para empresas de TI e centros de pesquisas, como o Instituto de Pesquisas Eldorado.
Adriana Garcia Martinez é mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é correspondente da Reuters em Washington DC. Foi responsável pela implantação do produto online da agência, onde atuou como subeditora e editora de 1999 a 2006. Trabalhou nas redações das revistas "Exame" e "Veja SP" e da "Folha de S. Paulo".
Adriane Canan é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina, com Especialização em Jornalismo, Novas Tecnologias e Linguagens Contemporâneas pela Unochapecó. Atua na profissão desde 1994. Foi repórter de jornais catarinenses e trabalhou na Rádio FM Cultura de Porto Alegre. Realizou coberturas internacionais e de todas as edições do Fórum Social Mundial no Brasil. Foi repórter da Agência Carta Maior produzindo matérias para rádio on-line.
Analu Andrigueti é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Gerente de comunicação na agência de publicidade “JWT”, onde coordena a divulgação institucional e de campanhas. Anteriormente atuou como assessora de imprensa na “RP1 Comunicação”. Colaborou com revistas Trip, Playboy e Estampa (Valor Econômico) e entre 1998 e 2001 foi repórter e editora de websites do Grupo Abril, iG e El Foco (da corporação mexicana CIE).
Nora Paul é diretora do Instituto de Estudos em Novas Mídias da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. É pesquisadora na área da Comunicação e autora dos livros “Behind the Message: Information Strategies for Communicators”; “Computer-Assisted Research” (já na 4. edição); “Great Scouts! Cyberguide for Subject Searching on the Web”, entre outros.
Edilson Cazeloto é doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com a tese: "O papel da inclusão digital na reprodução do capitalismo tardio". Mestre em Comunicação e Semiótica. Membro-fundador do grupo de estudos de comunicação e cibercultura, do COS-PUC e membro do Grupo de assessoramento editorial da revista Galáxia - PUC/SP. É jornalista, radialista e professor.
Taïs Bressane é mestre e doutora em Lingüística Aplicada pela PUC-SP. É pesquisadora do grupo Edulang, da PUC-SP e docente da FECAP e da Faculdade Sumaré. Atuou nas equipes de conteúdo e de design instrucional do projeto Ensino Médio Em Rede, da Secretaria Estadual de Educação. É consultora de linguagem e comunicação para portais educativos, corporativos e Intranets.
Urbano Nobre Nojosa é professor de Comunicação Social e Design das Faculdades PUC-SP, FEBASF e FIT. Organizador dos livros Comunicação & Tecnologia e Design Contemporâneo.
Vicente Gosciola é mestre em Ciências da Comunicação e doutor em Comunicação e Semiótica, ambos pela PUC-SP. É professor da PUC-SP e do Senac. Autor de “Roteiros para Hipermídia: do game à TV Interativa”, publicado pela Editora Senac. Consultor em Educação a Distância, Tecnologia Educacional e estúdios e programação de TV Universitária para o Conselho Estadual de Educação e diversas Instituições de Ensino Superior. É graduado em Música.
André Borges é mestre pela ECA/USP e graduado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Na área de tecnologia da informação e Internet, já passou por redações de veículos como Internet Business, Folha Online, IDG Now!, Computerworld, Forbes, InvestNews e Gazeta Mercantil.
Bruce Garrison é professor de Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade de Miami. Pesquisador na área de novas tecnologias aliadas ao exercício do Jornalismo e autor dos livros “Latin American Journalism”; “Professional News Reporting”, entre outros títulos.
Informações para a imprensa
Adriana Roma
Gerente de Relações Institucionais
19 3294 0099
19 9291 8379
adriana.roma@accenda.com.br
Renato Cairo
Analista Júnior
19 3294 0099
renato.cairo@accenda.com.br
Outras
fotos :
|
|