Campinas/SP - Quinta, 28 de maio de 2020 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

Encontro do CDI reúne educandos e instituições  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



O 5º encontro da Cidadania da rede CDI Campinas realizado no dia 29 de setembro, reuniu 580 pessoas na Estação Cultural de Campinas com o objetivo de expor os projetos desenvolvidos pelas Escolas de Informática e Cidadania (EICs). O evento contou também com a apresentação de trabalhos e ações sociais e culturais desenvolvidas pelas instituições conveniadas.

“Esse foi o maior encontro que já tivemos.” Diz Luiz Mendes, coordenador pedagógico do CDI Campinas. “Esse ano resolvemos incluir a apresentação das instituições onde as EIC’s estão inseridas, então a presença da comunidade foi ainda maior” completa.

Os educandos Aloísio Borges e Ana Carolina Souza da EIC Paróquia Nossa Sra. das Graças em Vargem Grande Paulista, apresentaram no Power Point a apresentação “A terra pede socorro”. Ana Carolina diz que escolheram o tema por acharem importante o desenvolvimento de uma conscientização ecológica. “Queremos mostrar a todos que ao poluir o planeta estamos prejudicando a nós mesmos e se não fizermos nossa parte será tarde demais” diz o colega Aloísio.

Segundo a educadora Lucilene Gutierrez,A proposta dos projetos não é somente exercitar o trabalho com a informática, mas também a pesquisa e a discussão sobre inclusão social e cidadania. “Os alunos sozinhos escolheram os temas, pesquisaram, discutiram e desenvolveram trabalhos muito bons” completa. Lucilene é estudante do curso Técnico em Informática em Vargem Grande Paulista e foi indicada ao CDI pela Paróquia para ministrar o curso básico de informática.

Os trabalhos apresentaram temas sobre meio ambiente e ecologia, cidadania, trabalho escravo, educação, inclusão social, preconceito, consumo consciente, drogas, DSTs e direitos da criança e do adolescente. “Ficamos surpresos com o conteúdo dos projetos, que estavam muito sólidos.” Diz Luiz.
As instituições participaram com shows de sapateados do grupo “Meninos sapateadores” da Associação Beneficente de Campinas, Ginástica Olímpica do Projeto Crer Ser e Dança sobre rodas da Casa da Criança paralítica, entre outras.

Organização solidária

A realização do evento só foi possível devido à mobilização de 70 pessoas sendo 45 voluntários. E a comunidade também ajudou. A campanha “O bolo da cidadania” pediu a colaboração de um bolo por pessoa para o lanche solidário e como resultado recebeu 150 bolos.

Para os próximos eventos fica o desafio de aumentar ainda mais a participação da comunidade. “Nosso objetivo é envolver ainda mais a sociedade e contar com a participação e apoio de todos.” Diz Luiz.
A luta pela inclusão social é de todos nós. E iniciativas como as do CDI só tem a crescer se contarem com o apoio da sociedade organizada.

O CDI

O Comitê para Democratização da Informática de Campinas é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que há 5 anos desenvolve a promoção da inclusão social através da inclusão digital. Em parceria com organizações comunitárias são criadas Escolas de Informática e Cidadania que atendem comunidades de baixa renda, crianças, adolescentes, adultos, terceira idade e pessoas portadoras de necessidades especiais. Campinas e região contam com 46 EICs.

 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®