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Campinas-SP

 

AMORTECEDOR DE IMPACTO REDUZ MORTES EM ESTRADAS  


A Lindsay América do Sul Ltda., empresa de soluções para irrigação, ocupa hoje a segunda colocação no ranking do mercado de irrigação por aspersão no Brasil. Sua planta industrial está instalada na Região Metropolitana de Campinas/SP (município de Mogi-Mirim), onde duplicou sua capacidade produtiva e passou a investir em novos mercados, projetando sistemas diversificados que ampliam o custo/benefício dos equipamentos e atendem a novas culturas irrigáveis. A unidade brasileira é controlada pela Lindsay Manufacturing Co. e iniciou suas atividades industriais no país em 2001, mas tem um passado de parceria e crescimento com o mercado local. Desde 1981 é responsável pelos projetos tecnológicos dos pivôs fabricados pela Carborundum do Brasil, que eram considerados sinônimo de qualidade em pivô central. Essa cooperação tecnológica agregou um vasto conhecimento das características das condições da agricultura brasileira. A matriz da Lindsay Manufacturing Co. fica em Nebraska/EUA, onde atua desde 1955, com fábricas na Europa (França), África do Sul, Oriente (China) e América do Sul (Brasil). Lindsay América do Sul Rodovia Adhemar de Barros (SP 340) Km 153,5 - Mogi Mirim/SP - Fone (19) 3814 1100 www.lindsay.com.br


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Eugênio Brunheroto (diretor da BSI) e Cleiton Luiz de Souza (diretor regional do DER) verificam o amortecedor de impacto instalado em rodovia de Campinas


No final de dezembro, uma das rodovias com maior fluxo da região de Campinas(SP), a SP 332 (conhecida como tapetão) ganhou um novo equipamento de segurança: um amortecedor de impacto de veículos, próximo ao pilar da passarela de pedestres (Km 112,5), uma curva com alto risco de acidentes. Este é o primeiro equipamento deste tipo instalado na região e marca a chegada no país de uma nova empresa, a Barrier Systems Inc (BSI), especializada em equipamentos de segurança viária. Ela trouxe para o país uma linha de produtos que atende às especificações da nova norma técnica ABNT (NBR 15486) aprovada em junho de 2007 para regulamentar os equipamentos de proteção rodoviária no Brasil.

Grande tráfego, muitos acidentes

A Rodovia General Milton Tavares de Souza (trajeto da SP-332 que liga Campinas a Paulínia) foi escolhida para a instalação do amortecedor por ser a rodovia que apresenta o maior Volume Diário Médio de Veículo na região e o segundo maior do Estado. Isso significa que passam pelo local cerca de 70 mil automóveis/dia e foram registrados, nos últimos três anos, uma média de 140 acidentes/ano entre os kms 110 e 114. “Os números mostraram a necessidade de providências nesse trecho e queremos transformar essa rodovia em um modelo de segurança e qualidade”, afirma Cleiton Luiz de Souza, diretor regional do DER. Para ele, é preciso trabalhar com soluções modernas e inovadoras para garantir a segurança do usuário “e a instalação do amortecedor faz parte de um programa de melhorias que pretende zerar o número de acidentes com vítimas fatais nesta rodovia”.

Eugênio Brunheroto, diretor da BSI para a América do Sul, explica que “se um carro bater contra um pilar de concreto a 100km/h, a morte do motorista será certa. No entanto, se o choque ocorrer em um local com amortecedor de impacto, como este instalado em Campinas, é bem provável que o motorista nem se machuque”. Segundo ele, isso é possível porque o equipamento tem uma estrutura com baias internas feitas por cartuchos de polietileno (para absorção de impactos) e uma defensa metálica corrediça nas laterais. “Quando ocorre a colisão, os cartuchos se comprimem e as laterais se deslocam, provocando a desaceleração do automóvel e protegendo o motorista” afirma. A empresa está mapeando outros locais com alto índice de acidentes na região e levando às concessionárias sugestões de instalação de equipamentos de segurança.

BSI incorpora conceito da “rodovia que perdoa”

Os equipamentos da BSI incorporam o conceito da “rodovia que perdoa”. Isso quer dizer, explica Brunheroto, que as rodovias precisam ter proteções nos pontos de maior risco de colisão, para evitar mortes e “perdoar” eventuais erros ou distrações dos motoristas.

A BSI – Barrier Systems Inc – atua no Brasil em dois segmentos: Segurança viária (amortecedores de impacto e barreiras especiais) e Operação viária (máquina de transferência de barreiras, única no país, para reduzir congestionamentos). Esses equipamentos são fabricados com tecnologia padrão já adotada pelos EUA, Europa e alguns países da América Latina (como Chile, Venezuela e Argentina). A fabricação é nacional e pretende abastecer outros países da América do Sul.

A empresa foi adquirida no ano passado pelo grupo Lindsay , sediado em Mogi Mirim (SP) que é líder mundial em irrigação e está diversificando seus negócios. A aquisição da BSI se deu juntamente com a da Snoline, empresa de sinalização viária que atua no Brasil com faixas adesivadas de solo para sinalizar ruas e estradas.

Nova norma estabelece critérios para proteção viária

Em 21 de junho de 2007 a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aprovou a norma técnica NBR 15486, que estabelece critérios para os dispositivos de segurança no tráfego, entre eles, os amortecedores de impacto. Para divulgar esta normatização, já foram realizados treinamentos para os DERs do Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo com participação da BSI, cuja linha de produtos segue as exigências dessa regulamentação.

Fontes:
. BSI – Eugênio Brunheroto, Diretor para a América do Sul
fones (19) 3241 9259 / 9154 5304
. DER – Cleiton Luiz de Souza, Diretor Regional
fone (19) 3256 1961
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Outras fotos :


O amortecedor de impacto instalado no km 112,5 da SP 332


O equipamento é produzido em Mogi Mirim, no parque fabril do grupo Lindsay

 
 
   
   
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