Campinas/SP - Quinta, 28 de maio de 2020 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CDI CAMPINAS PROMOVE SEMANA DA INCLUSÃO DIGITAL  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



Durante os dias 24 a 29 de março, a população de Campinas e região poderá participar das comemorações ao Dia Municipal da Inclusão Digital do Município de Campinas (Lei n.11611/2003), promovidas pelo CDI (Comitê para Democratização da Informática) Campinas. Estão programadas Mostra Fotográfica, lançamento do livro Comunidade em Foco e o 4º Simpósio Regional de Inclusão Digital.

Mostra de fotografia

A Mostra de Fotografia “Comunidade em Foco” abre a semana, no dia 24 de março, às 19 horas, no Shopping Dom Pedro, em frente à Fnac. Esta mostra é resultado Projeto de Oficinas de Fotografia Digital, realizado pelo CDI Campinas por meio de financiamento pela Lei Rouanet. O lançamento da mostra será exclusivo para convidados e, a partir do dia 25 de março até 6 de abril, estará aberta para visitação, com estrada gratuita, das 10 às 22 horas e, aos domingo, das 12 às 20 horas.

O projeto de Oficinas de Fotografia tem como curador o jornalista e professor de fotojornalismo da Puc Campinas, Nelson Chinalia, e tem como premissa integrar a educação, a arte e a tecnologia em um processo coletivo de construção e exercício da cidadania a partir do envolvimento de educadores e educandos da Rede CDI, profissionais do segmento de fotografia, universitários e comunidades de Campinas e região.

Sobre o trabalho de curador, Chinália explica “tive belas surpresas, de olhares reveladores entre denúncias visuais e recortes de surpreendente beleza plástica”. Como resultado das oficinas de fotografia, foi produzido o livro Comunidade em Foco, que será lançado no dia 29 de março, sábado, na Fnac Campinas, às 16 horas.

Simpósio

Outro destaque do evento é o 4º Simpósio Regional de Inclusão Digital, que este ano abordará o tema: “Sustentabilidade e lixo eletrônico” e será realizado na quinta-feira, dia 27 de março, no Centro de Convenções da Unicamp (Ginásio de Esportes), com entrada franca. Estruturado a partir de uma parceria do CDI Campinas com a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp, o simpósio tem como objetivo a promoção e a troca de experiências sobre a inclusão digital como ferramenta de transformação social.

Destinado a profissionais, estudantes, governo, universidades, trabalhadores, voluntários e colaboradores do terceiro setor e demais interessados no tema da inclusão digital, o simpósio visa promover o debate sobre a questão do lixo eletrônico, a sustentabilidade no desenvolvimento e uso das tecnologias e sobre as políticas públicas de inclusão, além de criar uma consciência para a ação coletiva que promova inclusão digital e desenvolvimento econômico e social na região Metropolitana de Campinas.

“A Inclusão Digital não se restringe ao acesso às tecnologias e a seu uso. Ela se relaciona à motivação e à capacidade para utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação de forma crítica e empreendedora”, afirma Cristina De Luca, no livro publicado pelo Instituto Ethos “O que as empresas podem fazer pela Inclusão Digital”.

Já estão confirmadas as presenças do Instituto Akatu, Agência Envolverde, EIC Vedruna, OAB/Campinas e Aram Consultoria, que participarão dos debates no período matutino, das 8h30 às 12h30. À tarde, das 14h ás 16h, haverá oficinas de consumo consciente, arte em sucata e reciclagem de computadores.

CDI

O CDI Campinas é uma organização não-governamental que iniciou suas atividades em maio de 2000. Tem como missão institucional promover a inclusão social utilizando as TICs (tecnologias de informação e comunicação) como instrumento para a construção e o exercício da cidadania, democratização do conhecimento, cultura e oportunidades de inserção social.

O principal foco do CDI é a abertura e manutenção das EICs - Escolas de Informática para Cidadania. Auto-geridas e auto-sustentáveis, as EICs nascem de parcerias com organizações comunitárias, associações de bairro, organizações do terceiro setor, setor público e empresas. Em Campinas desde 2000, o CDI Campinas já ajudou a implantar mais de 50 EICs na cidade e na região, todas em comunidades de baixa renda.



Credenciamento de imprensa para cobertura do Lançamento da Mostra de Fotografia pode ser feito até às 12 horas do dia 24 de março mediante confirmação no telefone (19) 3256 4863, com Letícia Zakia.



Informações para inscrições no simpósio:

CDI Campinas
Telefones: (19) 3273-0709 / 3273-0626
www.cdicampinas.org.br/simposio
simposio@cdicampinas.org.br
 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®