Campinas/SP - Quarta, 21 de outubro de 2020 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

OBRAS NA REPLAN CRIAM EMPREGOS NA REGIÃO  


A Refinaria de Paulínia, inaugurada em maio de 1972, é hoje responsável por 20% do petróleo refinado no País o equivalente a 360 mil barris de petróleo por dia. De suas unidades, saem os produtos que abastecem o interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e região Centro-Oeste. Óleo diesel, gasolina automotiva e óleo combustível puxam a produção, refletindo a vocação da empresa de atender a população em algumas de suas necessidades básicas. Produzidos nas unidades de Destilação, Craqueamento e Coque, esses produtos respondem, juntos, por 80% do volume de derivados fabricados pela refinaria. A Comunicativa ACJ mantém relação de atendimento a diversos setores da refinaria na área de comunicação. Entre os principais trabalhos já realizados está o Livro Comemorativo dos 30 anos. Uma peça gráfica de alta qualidade produzida com capa dura, costura, cadernos encapados com papel vegetal impresso a cor especial e uso de recursos como laminação fosca, verniz UV com reserva e cores especiais, em tiragem reduzida. Paralelamente foram produzidos livretos com conteúdo semelhante e características gráficas menos esmeradas para distribuição de forma mais genérica. Em seguida foram produzidos folhetos institucionais nas versões Português e Inglês. Agora a Comunicativa prepara material de divulgação para visitantes sobre normas de segurança e sobre as novas unidades de Craqueamento e HDT. Além disso desenvolve projeto gráfico e de conteúdo para o Guia do Visitante distribuído através do Setor de RH.


»
Baú de Notícias

   


A revista Comunidade em Foco, que é distribuída para as comunidades dos municípios vizinhos à Refinaria de Paulínia onde a empresa desenvolve seus projetos sociais, mostra na edição de março como as obras de modernização estão interferindo na questão da empregabilidade regional. A revista é editada pela Agência de Notícias e Editora Comunicativa, com textos dos jornalistas João Paulo Carrara e Sulamita Carvalho e fotos de Nelson Chinalia.

O Projeto de Modernização da Refinaria de Paulínia (Replan/Petrobras) já saiu do papel e se torna realidade através da construção de uma nova unidade produtora. A Unidade de Propeno, que está sendo criada, vai abastecer o mercado petroquímico com o gás propeno, material básico para a produção do polipropileno (plástico).

Com previsão para início do funcionamento em fevereiro de 2009, a unidade terá capacidade para produzir 265 mil toneladas de propeno e irá abastecer a empresa vizinha da Replan, a Petroquímica Paulínia S/A (PPSA). A PPSA é especializada na produção do polipropileno e será uma importante responsável pelo suprimento de plástico para empresas nacionais e internacionais.

“Esse investimento na Modernização é muito estratégico para a Petrobras”, diz o gerente de Empreendimentos Faustino Vertamatti. “O setor petroquímico é um dos que mais cresce no mundo e esta é uma ótima oportunidade de negócios para a Refinaria”. Mas os benefícios não são só da empresa. As oportunidades para a comunidade se refletem nos aspectos de melhoria ambiental, aumento de mão-de-obra e programas de profissionalização da população local.

Melhorias ambientais

A legislação ambiental exige que qualquer expansão da fábrica deva vir acompanhada de uma redução na quantidade de emissões de poluentes, ou seja, mesmo com mais uma unidade em funcionamento, o volume de emissões deverá ser menor que o atual. Como isso será possível? Através da aquisição de equipamentos com tecnologia de ponta em relação aos controles de emissões de hidrocarbonetos.

Formação de mão-de-obra

Diante do aquecimento da demanda por mão-de-obra qualificada, a Replan criou o Programa de Valorização do Emprego na Região (Prover) de Campinas, contemplando cadastramento, orientação vocacional e cursos Básicos para população local, em parceria com o Prominp – Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo. Até o segundo semestre de 2008 está previsto qualificar 1648 pessoas, das quais já finalizaram 434. Entre 2006 e 2007 também foram capacitadas 476 pessoas pelos cursos comunitários profissionalizantes.

Aproximadamente 80% dessa mão-de-obra qualificada já está sendo absorvida pela Refinaria e por outras empresas da RMC. “Os participantes que se dedicarem e apresentarem um rendimento satisfatório serão e já estão sendo chamados a trabalhar nas obras. Estamos apresentando o Prover às Empresas Contratadas e sensibilizando- as para que contratem esses trabalhadores através do Pronto para o Trabalho em Paulínia e do Centro de Referencia do trabalhador em Cosmopolis.” diz Faustino. E isso é só o começo, pois dentro do programa de Modernização ainda há a previsão de muitas contratações.

O que é o propeno
O propeno é uma pequena parte do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), também conhecido como gás de cozinha. Ele é um gás incolor que é produzido durante o craqueamento (quebra) do petróleo e na gaseificação do carvão.

O que é o polipropileno?
O polipropileno é um dos plásticos de maior venda e que mostra a maior taxa de crescimento anual no mundo, devido às suas excelentes propriedades, versatilidade de aplicação (pode ser moldado usando apenas aquecimento) e uso. Importante no cotidiano das pessoas, está presente em inúmeros produtos, como por exemplo em brinquedos, copos plásticos, recipientes para alimentos, remédios e produtos químicos, além de carcaças para eletrodomésticos, carpetes, seringas de injeção material hospitalar, peças para veículos entre outros.

Texto:
Sulamita Carvalho, revista Replan - Comunidade em foco, de março/2008

 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®