Campinas/SP - Terça, 4 de agosto de 2020 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

ENERGIA EÓLICA: 3M DIVULGA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS  


A 3M é uma empresa de tecnologia diversificada com clientes em mais de 200 países. É reconhecida como uma empresa inovadora que oferece soluções práticas e confiáveis. Sua oferta de produtos inclui aproximadamente 50 mil itens, que são desenvolvidos a partir da combinação de mais de 40 plataformas tecnológicas. Seus produtos são utilizados em aproximadamente 40 segmentos de mercado.
No Brasil há 61 anos, a empresa emprega aproximadamente 3.300 funcionários nas fábricas no interior de São Paulo: Sumaré, Ribeirão Preto e Itapetininga. A 3M vende mais de mil produtos que dão origem a 25.000 itens. Suas marcas principais são: Scotch-BriteMR, Post-it®, Scotch®, DurexMR, NexcareMR, CommandTM, PonjitaMR, NomadMR e Cuno. Em 2006, a empresa obteve um faturamento bruto no País de R$ 1,6 bilhões.
A Comunicativa é responsável, desde novembro/2006, pela produção editorial das revistas Magazine (direcionada a clientes, circulação nacional) e Mascoth (circulação interna, distribuída para funcionários de todas as unidades).
Além do site www.3m.com.br, a 3M do Brasil possui um canal direto de comunicação com seus clientes pelo telefone 0800-0132333


»
Baú de Notícias

   



A edição de março da revista Magazine, da 3M do Brasil, mostra que o aquecimento global está impulsionando a busca por fontes de energia limpas, renováveis e que causem o mínimo impacto ambiental. A energia eólica – obtida através do aproveitamento do vento – é uma alternativa de baixo impacto ambiental ainda timidamente explorada pelo Brasil, mas que ganha força mundial a cada dia. A publicação é coordenada pelo Departamento de Relações Públicas da empresa e produzida pela Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda, com textos da jornalista Sulamita Regino de Carvalho.
Elges Greco, especialista de Marketing da divisão de Customer Care (Cuidados com o Cliente), explica que “atualmente, menos de 1% da geração de energia no Brasil é proveniente da energia eólica, e até 2015 estima-se que esse número aumente para 5%”. Transformar o vento em energia, no entanto, exige tecnologia e inovação. Pensando nesse mercado que cresce 20% ao ano, a 3M direciona cada vez mais recursos para o segmento e mais de 50 de suas soluções podem ser aplicadas em todas as etapas de produção dos aerogeradores (turbinas eólicas).
A energia eólica é a energia que provém do vento. O termo eólico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a Éolo, deus dos ventos na mitologia grega.

Sob medida

Um caso de sucesso nessa área é o desenvolvimento da borracha calafetadora BR-739 desenvolvida pela 3M a partir da manifestação de um cliente. A massa, produto essencial durante o processo de produção de pás eólicas, era importada, o que muitas vezes encarecia, dificultava e atrasava a produção. “Um de nossos clientes nos procurou, explicou a sua necessidade e começamos a trabalhar em conjunto para produzir um produto nacional e de qualidade”, explica Valmir Felippe, químico de Desenvolvimento da área de Fitas e Adesivos Industriais. A 3M já possuía o know-how e a tecnologia de formulação de massas calafetadoras, e em poucos meses a BR 739 estava pronta e de acordo com a necessidade do cliente.
Para sustentar a constante busca por soluções energéticas renováveis, a 3M pretende fortalecer o relacionamento com empresas desse segmento, conhecer detalhes do processo e identificar novas oportunidades de desenvolvimento de soluções. “Ao apresentar soluções para este segmento, a 3M contribui para a viabilização deste tipo de energia no País e no mundo”, finaliza Elges.

BR-739
As pás eólicas, que podem medir de 20 a mais de 50 metros de comprimento, são fabricadas com resina epóxi e fibra de vidro, por meio de um processo de infusão. A massa BR-739 é utilizada na fase de molde das pás e tem a função de impedir a entrada de ar durante este processo, selando-a.

www.3m.com.br

Mais informações sobre energia eólica:
www.ider.org.br – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis
www.eolica.org.br – Centro Brasileiro de Energia Eólica


 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®