Campinas/SP - Domingo, 21 de outubro de 2018 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

RALLY DA SAFRA 2009 TEM APOIO DA FUNDAÇÃO AGRISUS  


A Fundação AGRISUS - Agricultura Sustentável é uma entidade que estimula a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, além de incentivar a pesquisa agronômica e a extensão rural, com a finalidade de gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade da terra de forma sustentável e favorável ao meio ambiente. Em conjunto com a FEALQ, usa os rendimentos de sua dotação patrimonial para financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo, que é base da agricultura sustentável. Foi criada em 2001 por iniciativa da família do Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso, fundador do Grupo MANAH.
Presidente: Fernando Penteado Cardoso Secretário Executivo: Ondino C. Bataglia
AGRISUS R.da Consolação 3367, Cj 71- S.Paulo/SP Tel: (11) 3064 8776 E.mail: agrisus@agrisus.org.br www.agrisus.org.br


»
Baú de Notícias

   


O Rally da Safra 2009, expedição técnica nacional que avalia o resultado da safra brasileira de grãos, começa o levantamento das lavouras brasileiras. De 8 a 14 de março, técnicos da Agroconsult, realizadora do evento que conta com o apoio da Fundação Agrisus e outros parceiros, sairão a campo para avaliar as condições da safra brasileira de soja e milho verão, nível de tecnologia e produtividade. A expectativa é coletar 1,5 mil amostras de lavouras em todo país.

As amostras coletadas serão analisadas pela Complant, em Campinas (SP), que fará correlações entre produtividade, palha existente, textura do solo, nutrientes e outros fatores. O presidente da Fundação Agrisus, Fernando Penteado, explica que o estudo se justifica porque muitos produtores observam que em várias a soja não responde à adubação fosfatada.

Outra pesquisa, financiada recentemente pela Agrisus, mostrou que,em diversos solos sob sistema de plantio direto em Rio Verde/GO, a maior parte do fósforo encontra-se a 5/10 cm de profundidade. Aproveitando a oportunidade do projeto Rally da Safra, que avalia a produtividade, a entidade decidiu ampliar o trabalho das equipes técnicas para recolher amostras de terra das camadas 0/5 e 5/10 cm de profundidade. Essas são as faixas normais de profundidade do adubo colocado pelas semeadoras de discos e mesmo de facão, sem que o fertilizante seja posteriormente misturado com a terra.

“A pesquisa traçará rumos de ensaios complementares para determinar o melhor emprego dos fertilizantes, visando a máxima colheita econômica, com eventual revisão de paradigmas até agora consagrados”, explica Fernando Penteado. A extensão geográfica a ser observada, os tipos de solos e o grande número de amostras representam um quadro expressivo do plantio direto sob aspecto da fertilidade, podendo estabelecer novos paradigmas para a questão da fertilidade e produtividade.


Resultados
O projeto tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 26 de março na FIESP em São Paulo. A expedição terá seis equipes técnicas formadas por profissionais do agronegócio que, durante uma semana, percorrerão cerca de 20 mil quilômetros pelo Brasil. Serão visitados os principais pólos produtivos em 13 Estados, que cobrem 98% da área plantada de soja e 80% da área de milho no País. As amostras de terra serão encaminhadas à Complant, em Campinas (SP), que fará desdobramentos de análises para avaliar as questões de fertilidade.

6ª edição
O Rally da Safra, que está em sua sexta edição, é patrocinado por Banco do Brasil, Fertilizantes Heringer, FMC, New Holland Agriculture, Petrobras e Vale, além de contar com apoio da Fundação Agrisus, Gehaka, Ímpar Consultoria no Agronegócio e Toyota.


O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente.





 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®