Campinas/SP - Domingo, 21 de outubro de 2018 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

SAFRA DE GRÃOS REDUZ EFEITOS DA CRISE  


A Fundação AGRISUS - Agricultura Sustentável é uma entidade que estimula a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, além de incentivar a pesquisa agronômica e a extensão rural, com a finalidade de gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade da terra de forma sustentável e favorável ao meio ambiente. Em conjunto com a FEALQ, usa os rendimentos de sua dotação patrimonial para financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo, que é base da agricultura sustentável. Foi criada em 2001 por iniciativa da família do Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso, fundador do Grupo MANAH.
Presidente: Fernando Penteado Cardoso Secretário Executivo: Ondino C. Bataglia
AGRISUS R.da Consolação 3367, Cj 71- S.Paulo/SP Tel: (11) 3064 8776 E.mail: agrisus@agrisus.org.br www.agrisus.org.br


»
Baú de Notícias

   


O Rally da Safra 2009 percorreu 50 mil quilômetros em 13 estados para avaliar a safra brasileira de soja e milho e concluiu: o desempenho da safra de grãos evitará uma forte crise na agricultura. Expedição técnica visitou 1370 lavouras no País e mostrou produtividade na safra 2008/ 2009 melhor que a esperada. As 1370 amostras de solo recolhidas estão sendo analisadas pela Conplant, em Campinas (SP) e resultarão em orientações sobre adubação, com divulgaçao prevista para junho.

“A agricultura dá sinais de recuperação e a expectativa é positiva. O resultado neste ano será melhor que o esperado quando o plantio foi realizado, sem a quebra na proporção que se estimava e com preços melhores para grãos com a subida do dólar. E a produtividade combinada com bons preços atenuará sensivelmente os efeitos da crise econômica na agricultura”, afirma André Pessoa, diretor da Agroconsult, empresa organizadora do Rally da Safra.

O setor que ainda sentirá os efeitos da crise de crédito é o ligado a investimentos, como o de máquinas agrícolas. Embora não haja previsão de crescimento, também aí a queda deverá ser bem menor que a esperada no início do ano. “Temos incertezas, não sabemos como será a demanda lá fora pelos nossos produtos, mas o que se espera é um ano bem razoável”.

O único ponto que irá alterar esse cenário é o crédito escasso e os problemas de endividamento do passado, ainda não resolvidos em algumas regiões.

RESULTADOS DO RALLY DA SAFRA 2009

Soja

A safra de soja está melhor que a esperada inicialmente, somando 57,0 milhões de toneladas, apesar da quebra causada pela seca no Paraná e Mato Grosso do Sul.
A média da produtividade nacional foi de 44,5 sacas por hectare. A área plantada permaneceu estável em relação à safra 2007/08 que alcançou produção de 59,9 milhões de toneladas.
No Mato Grosso, maior estado produtor, apesar do veranico de janeiro que afetou parte das lavouras de ciclo precoce e reduziu o potencial de produção, a safra transcorreu sem grandes problemas e deve fechar em 17.236 milhões de toneladas, com uma produtividade média de 51,4 sacas por hectare. Em 2007/2008, a safra chegou a 17,847 milhões de toneladas, com 52,4 sacas por hectare.
Já no Paraná, segundo maior produtor, a safra caiu de 11.859 milhões de toneladas em 2007/2008 para 9.546 milhões de toneladas em 2008/2009, com uma produtividade média de 39,6 sacas por hectare. Na safra anterior, a produtividade foi de 49,7 sacas por hectare.
E no Mato Grosso do Sul, com a seca, a produção foi reduzida de 4.569 milhões de toneladas para 3.736 milhões de toneladas. A produtividade média despencou de 43,9 para 36,3 sacas por hectare.

Milho verão

O Rally da Safra 2009 avaliou as lavouras de milho verão e verificou uma produção de 32,7 milhões de toneladas e uma produtividade média de 58,6 sacas por hectare na safra 2008/2009. Na safra anterior, a produtividade foi de 69,7 sacas por hectare e a produção alcançou 39,7 milhões de toneladas. A queda da produtividade no Paraná - de 118 sacas por hectare para 81 sacas por hectare – provocada pela seca, afetou o resultado da safra verão.

Milho safrinha

Já as áreas de milho safrinha foram percorridas pelas equipes do Rally no momento do plantio. No Mato Grosso, esta safra será maior que a esperada. A queda prevista de 15% na área no Estado não ocorrerá, e a expectativa é de que permaneça estável, praticamente no mesmo nível da safra passada.
Destaque também para a forte presença do milho transgênico: “esta é, efetivamente, a primeira safra brasileira de milho transgênico. Nas lavouras de verão, o percentual de transgenia foi baixo ainda, mas as análises realizadas nas lavouras de safrinha mostraram aumento significativo no emprego da biotecnologia”, explica André Pessôa.

Rodovias no MT

O que surpreendeu também as equipes do Rally da Safra 2009 foi a melhoria das estradas estaduais do Mato Grosso, construídas em parceria com os produtores. Existem 2 mil quilômetros de novas estradas estaduais. Praticamente não se pega mais terra para andar. A exceção está nas rodovias federais, já que as obras do PAC não foram concluídas ainda.
“O fato de estarmos há seis anos nessas estradas nos dá esse parâmetro. Isso reflete muito pouco nos preços de produtos, mas impacta na manutenção do caminhão, na viagem, nas condições de trabalho dos transportadores. O gargalo continua sendo as estradas federais, que não tiveram as obras de duplicação realizadas”, diz André Pessoa.

Dados - Rally da Safra 2009
- 08 a 14 de março;
- 50.000 quilômetros percorridos;
- 13 estados (RS, SC, PR, SP, MG, GO, DF, MS, MT, BA, MA, PI, TO);
- 1.370 lavouras avaliadas de soja e milho;
- amostragem de solo nas lavouras avaliadas;
- 8 eventos noturnos, totalizando público de 2.000 produtores

Etapa pré-rally:
MT e GO - 26/jan a 31/jan
MS e PR – 08/fev a 14/fev

Informações para a imprensa:
Fone: (19) 3705.8714 / 3705.8718
anacarolina@saviezza.com.br



 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®