Campinas/SP - Domingo, 22 de julho de 2018 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

AGRISUS COMEMORA DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO  


A Fundação AGRISUS - Agricultura Sustentável é uma entidade que estimula a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, além de incentivar a pesquisa agronômica e a extensão rural, com a finalidade de gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade da terra de forma sustentável e favorável ao meio ambiente. Em conjunto com a FEALQ, usa os rendimentos de sua dotação patrimonial para financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo, que é base da agricultura sustentável. Foi criada em 2001 por iniciativa da família do Engenheiro Agrônomo Fernando Penteado Cardoso, fundador do Grupo MANAH.
Presidente: Fernando Penteado Cardoso Secretário Executivo: Ondino C. Bataglia
AGRISUS R.da Consolação 3367, Cj 71- S.Paulo/SP Tel: (11) 3064 8776 E.mail: agrisus@agrisus.org.br www.agrisus.org.br


»
Baú de Notícias

   


O Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado em 15 de abril mas a Fundação Agrisus tem feito do tema conservação uma bandeira para o dia-a-dia de pesquisadores, professores, estudantes, produtores e técnicos de diversas áreas. Criada em 2001 com o objetivo de incentivar pesquisas, aperfeiçoamento profissional e divulgação de tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade da terra de forma sustentável, a entidade já financiou 285 projetos e acaba de aprovar seu plano de trabalho para 2009.

O presidente da Fundação, Fernando Penteado Cardoso, tem 92 anos mas se mantém ativo e incansável nas causas conservacionistas. Ele diz que o objetivo da Agrisus é promover uma base de conhecimento sólido capaz de gerar tecnologia segura para promover uma agricultura rentável e sustentável. “A terra é um bem que apenas tomamos emprestado d´aqueles que nos sucederão”, afirma.

No final de março o Conselho Curador da Agrisus consolidou o Relatório de Atividades de 2008 , listando o apoio a 62 projetos entre financiamentos de pesquisas, publicações e eventos, selecionados entre os 139 recebidos durante o ano. Para 2009, foram aprovados recursos da ordem de R$ 790 mil para financiar novos projetos que se proponham gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade do solo de forma sustentável. A entidade atua em conjunto com a FEALQ e os recursos podem ser aplicados em educação individual, coletiva, eventos, publicações e projetos de pesquisa.

Entre os projetos recentes financiados pela Fundação estão o Rally da Safra, que já concluiu uma primeira etapa de estimativa da safra de milho e soja, mas agora desenvolve uma pesquisa inédita com a análise de aproximadamente 1.300 amostras de para avaliar a eficiência da adubação fosfatada. “Queremos avaliar com seriedade esse assunto para oferecer aos produtores uma orientação mais econômica e eficiente”, diz o presidente da entidade.

Dia Nacional da Conservação do Solo

A Lei n. 7876, de 13 de novembro de 1989, instituiu o Dia Nacional da Conservação do Solo para ser comemorado, em todo o País, no dia 15 de abril. É um dia dedicado a reflexão sobre a necessidade de utilização correta do solo para viabilizar sua conservação e melhoria de sua capacidade produtiva, pois esta é única forma de aumentar de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental.

A data de 15 de abril foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país.

Hugh Hammond Bennett liderou o movimento de conservação do solo nos Estados Unidos entre 1920 e 1930, quando convenceu a nação a proclamar a erosão do solo como uma ameaça nacional. Bennet escreveu continuadamente sobre a erosão do solo, através de artigos publicados em periódicos de ciência popular e colaborou na criação do Serviço de Conservação do Solo no Ministério da Agricultura.

O presidente da Agrisus, Fernando Cardoso Penteado, no início da década de 30 era estudante na Esalq e cultivava grande admiração por Bennett, acompanhando o que ocorria nos Estados Unidos. Ele lembra que os discursos de Bennett despertaram movimentos de conservação do solo por todo o país, seja por campos de demonstração ou reuniões acadêmicas, seja no Congresso.

Agrisus
A Fundação AGRISUS - Agricultura Sustentável é uma entidade que estimula a capacitação e o aperfeiçoamento profissional, além de incentivar a pesquisa agronômica e a extensão rural, com a finalidade de gerar, desenvolver e difundir tecnologias destinadas a otimizar a fertilidade da terra de forma sustentável e favorável ao meio ambiente. Em conjunto com a FEALQ, usa os rendimentos de sua dotação patrimonial para financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo, que é base da agricultura sustentável. Foi criada em 2001 por iniciativa da família do engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, fundador do Grupo MANAH.

Fonte:
Fernando Penteado Cardoso, presidente da Fundação Agrisus
Tel: (11) 3064 8776, E.mail: agrisus@agrisus.org.br - www.agrisus.org.br

Informações à imprensa:
Agência de Noticias Comunicativa
Fones (19) 3256 4863 / 3256 9059 - comunicativa@clicknoticia.com.br
 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®