|
Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
|
ENCONTRO DOS NELSON’S NO TONICO’S
|
|
Reduto da boa música brasileira em Campinas, o Tonico´s Boteco tornou-se uma referência cultural no centro da cidade por receber artistas e intelectuais para apresentações, lançamentos e outras reuniões descontraídas. O nome é uma homenagem ao maestro e compositor Antonio Carlos Gomes, cujo apelido era Tonico. O casarão centenário onde está instalado o boteco foi preservado com toda estrutura arquitetônica original, e está localizado em frente a praça Antônio Pompeu, marco zero de Campinas, cercado de referências históricas e culturais. É um ponto de encontro diferenciado na noite campineira: um espaço boêmio onde a informalidade, a sofisticação e o ambiente agradável convivem em harmonia. Na decoração, painéis fotográficos da cidade antiga e posters de obras do maestro. No cardápio, pratos variados que vão desde os acepipes, petiscos e sanduíches especiais até pratos a La Carte. Na parte de bebidas, diferenciais como pingas aromáticas, o stanheguer W Double (exclusividade na cidade) e aperitivos exclusivos, além do chopp e cerveja sempre muito gelados. A casa é do empresário Paulo Henrique de Oliveira, não cobra consumação mínima, aceita todos os cartões de créditos e mantém convênio com os estacionamentos do Carmo e Simopark.
Rua Barão de Jaguará - 1373, no Centro, em Campinas / SP. Reservas de mesa e informações pelo fone: (19) 3236 1664.
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
|
|
O sambista Nelson Sargento
O sambista Nelson Sargento, um dos mais renomados compositores do samba nacional, se apresenta duas vezes neste final de semana no Tonico’s Boteco. Na sexta-feira (15/10), o compositor, que pertence à Velha Guarda da Mangueira, participa da comemoração dos dez anos de roda de samba da casa, acompanhado pelo Quarteto de Cordas Vocais (QCV),em repertório especial com muitas composições de Nelson Cavaquinho. No sábado (16/10), o Tonico’s apresenta a “Noite dos Nelsons”, onde Sargento se juntará a Nelson Fidélis e o Grupo Velha Arte do Samba para homenagear Nelson Gonçalves e Nelson Cavaquinho.
Sargento na roda de samba
A comemoração dos dez anos de roda de samba tem continuidade no Tonico’s com a apresentação de Sargento e QCV na sexta feira, a parti das . Os artistas já se apresentaram algumas vezes anteriormente, e irão reproduzir canções do próprio Nelson Sargento e de Nelson Cavaquinho.
Para Sargento, é uma grande honra participar dessa festa. “Participar da comemoração de uma casa como o Tonico’s é sempre uma glória, pois além de preservar o samba tradicional, o local prestigia muito o artista, seja ele qual for”, afirma o compositor. Segundo Adriano Dias (vocal e violão de sete cordas) do QCV, Nelson Sargento representa bem o samba tradicional, ideia central da roda de samba do Tonico’s. “Ele representa uma escola muito peculiar do samba, o que é muito bom para o espetáculo”, afirma Dias.
Noite dos Nelsons
Durante a Noite dos Nelsons, os sambistas irão se revezar durante as homenagens. Nelson Fidélis irá interpretar Nelson Gonçalves; Tio Beiço, outro vocalista do Velha Arte do Samba, irá interpretar Nelson Cavaquinho, e Sargento irá reproduzir as suas próprias músicas, entre clássicos como “Agoniza Mas Não Morre” e inéditas de seu último CD, Versátil (lançado ano passado).
Segundo Fidélis, haverá em sua interpretação todo um cuidado para reproduzir as músicas que realmente representam Gonçalves, como “A volta do Boêmio” e “Ultimato”. “Há uma expectativa muito grande para um show com tantos grandes Nelsons. Esperamos ficar a altura dos homenageados”, completa Fidélis.
O sargento do samba
Pertencente à ala de compositores da Mangueira desde os anos 50, Nelson Sargento - nome artístico de Nelson Mattos - é considerado contemporâneo de Cartola, Nelson Cavaquinho e Carlos Cachaça. O compositor é autor de sucessos como “Agoniza Mas Não Morre", "Idioma Esquisito", "Falso Amor Sincero", "Vai Dizer a Ela" (com Carlos Marreta), "Nas Asas da Canção" (com Dona Ivone Lara), entre outros.
Nelson integrou o conjunto A Voz do Morro, ao lado de grandes nomes como Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho. Nos anos 90, enquanto gravava discos no exterior, Nelson Sargento foi tema de um documentário, que leva o próprio nome do compositor, feito por Estevão Pantoja.
Sargento, apelido que recebeu quando servia ao exército, também é escritor, ator e pintor primitivista – atividade que aprendeu graças à profissão de pintor de paredes, exercida por vários anos. Atuou em "O Primeiro Dia", de Walter Salles e Daniela Thomas e "Orfeu do Carnaval" de Cacá Diegues.
QCV, um dos idealizadores da roda de samba
Composto por Adriano Dias (vocal e violão de sete cordas), Deo Piti (pandeiro e vos), Alessandro Dias (percussão e voz), Rodrigo Duarte (surdo e voz) formam o Quarteto de Cordas Vocais. Além de Nelson Sargento, o grupo já acompanhou grandes nomes do samba como Demônios da Garoa, Velha Guarda da Portela, Bezerra da Silva, entre outros. O QCV foi um dos idealizadores da retomada do samba tradicional na região de Campinas, e está presente na roda de samba do Tonico’s desde sua fundação.
Um espaço premiado de preservação cultural
Para manter o resgate do samba tradicional em Campinas, o Tonico´s instituiu a roda de samba, que é realizada todas as sextas-feiras, há dez anos. Essa é a casa mais tradicional a manter esse gênero musical na cidade, e já ganhou três vezes a indicação de melhor música ao vivo de Campinas pela revista Veja - Comer & Beber, inclusive em 2010.
Serviço
Nelson Sargento no Tonico’s
Data: 15/ 10 e 16/10
Horário: a partir das 21h30
Local: Tonico’s Boteco
Endereço: Rua Barão de Jaguara, 1373, centro – Campinas (SP)
Fone: (19)3236 1664
Programação
15/10
Nelson Sargento e QCV comemoram os dez anos de roda de samba
Couvert: R$ 15
16/10
Noite dos Nelsons
Couvert:R$18
RESERVAS E INFORMAÇÕES: (19) 3236 1664 – http://www.tonicos.com.br
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
«
voltar |
|
|
|