Campinas/SP - Sexta, 3 de julho de 2026 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

REVOLTA DA CHIBATA GANHA EXPOSIÇÃO ONLINE  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


As lutas pela conquista dos direitos humanos foram diversas e muitas delas sugerem a incapacidade que as lideranças têm de lidar com as reivindicações populares. A História do Brasil é repleta dessas histórias e de personagens que são lembrados por feitos de coragem e bravura em direção à “ordem e liberdade”. Era esse o lema dos marujos que se revoltaram para brigar por seus direitos.

A exposição virtual “A Revolta da Chibata” é uma iniciativa do Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo para divulgar documentos de seu acervo sobre o tema. A exposição lança um olhar sobre o contexto histórico do período, buscando entender os motivos que deflagraram a Revolta e os seus desdobramentos. Outro objetivo é gerar o interesse de professores, estudantes, pesquisadores e curiosos em reavivar a discussão sobre as questões dos direitos de cidadania assegurados pela Constituição Brasileira.

O contexto histórico mostra-nos um cenário desfavorável aos marinheiros que tiveram seu candidato, Rui Barbosa, derrotado por Hermes da Fonseca nas eleições. Os maus tratos, as chibatadas, a falta de qualidade na alimentação e a impossibilidade de formação de carreira provocaram a insatisfação dos marujos que, em 1910, declararam a “Revolta dos Marinheiros”, como o episódio ficou conhecido pela imprensa da época.

Navegando pelas nove salas da exposição, o usuário poderá visualizar cerca de 230 ilustrações da imprensa da época, artigos e notícias de jornais e revistas, assim como textos mais recentes que tratam de diversos temas: os ideais republicanos, a situação dos marinheiros, o estopim, as negociações e o desfecho da Revolta, a importância da imprensa e as ações tomadas após o conflito.

Nessa exposição também é apresentada a história de um dos “protagonistas” da Revolta da Chibata, o marinheiro João Cândido. Porém, não se pode deixar de ressaltar que esse episódio contou com a participação de outros marinheiros que, também descontentes com sua situação dentro da Marinha, aderiram à causa.

A exposição ainda disponibiliza a todos os interessados 8 propostas de atividades pedagógicas que podem ser trabalhadas em salas de aula, além de uma vasta seleção de fontes de pesquisa sobre a Revolta . Para a elaboração das atividades, tomou-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). “A proposta pedagógica desta exposição virtual é oferecer ao professor sugestões pontuais de atividades a partir da utilização de diferentes linguagens presentes em nosso cotidiano” , explica Andresa Oliver Barbosa, responsável pala produção dos textos e atividades pedagógicas.

Acesse: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_chibata/

Visite também o site Memória da Educação: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao


Sobre o Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e disponibilizar ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente 6 mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900m de material iconográfico e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Desde a retomada de suas atividades, em 2008, o Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público desenvolve atividades que visam aproximar as fontes documentais do universo escolar por meio de visitas monitoradas, palestras, produção de material pedagógico e projetos de pesquisa e estágios para alunos de graduação em História.



 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade