Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

NOVOS VOLUNTÁRIOS CONTRA A EXCLUSÃO DIGITAL  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


No Galleria, o Dia D 2001 atraiu a atenção de consumidores


O evento realizado pelo Comitê para Democratização da Informática de Campinas, no Dia da Inclusão Digital (23 de março), no centro de Campinas, recebeu cerca de 300 visitantes. Foi montada uma Escola de Informática e Cidadania para mobilizar a população e empresários a conhecer e ampliar os recursos da informática para as comunidades carentes. A ação fez parte do Dia Nacional da Inclusão Digital, realizado em 25 cidades simultaneamente e teve o apoio regional da CPFL.
O Dia Nacional da Inclusão Digital estimula a doação de equipamentos usados e também a adesão de voluntários contra a exclusão digital. O Terra, provedor oficial do Dia da Inclusão Digital, disponibilizou uma sala de bate-papo onde os participantes do evento em todo Brasil puderam acompanhar o Dia da Inclusão Digital e dar suas sugestões de como levar a informática a todos os cantos.
O CDI atua Campinas há pouco mais de um ano e tem 15 escolas de informática e cidadania localizadas em regiões carentes da cidade, onde mais de 500 jovens e adolescentes recebem as primeiras noções de informática. Toda infra-estrutura de computadores e manutenção é oferecida por empresas da região (que doam equipamentos usados) e as aulas são ministradas por voluntários especialmente treinados. A reforma e manutenção dos equipamentos também são feitos por voluntários que recebem treinamentos específicos.



Evento da Inclusão Digital

O Dia da Inclusão Digital cresceu em tamanho e abrangência. Com fortes parceiros, a edição 2002 irá acontecer em 25 cidades brasileiras, e, pela primeira vez, no Uruguai, onde será realizado no hall da Presidência da República, em Montevidéu. O CDI estará colocando Escolas de Informática e Cidadania, com computadores conectados à internet, de Manaus à Porto Alegre, passando por cidades como Glória do Goitá, no interior pernambucano, Poços de Caldas/MG, São Paulo e Salvador/BA. Os núcleos estarão em praças públicas, rodoviárias e shoppings, convidando a população a conhecer e utilizar a informática.


Parceiros

O Dia da Inclusão Digital-2002 conta com o apoio das Organizações Globo/Rede Globo, ESSO, Fundação Vale do Rio Doce, Terra, Fundação Telefônica/Atento, Barcas S.A., UNESCO, UNICEF, ABONG (Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais) e Centrais de Voluntariado.
O CDI foi criado em 1995 e já conta com mais de 380 Escolas de Informática e Cidadania em 19 estados brasileiros além de Uruguai, Chile, México e Japão.

Fonte:
Andréia Marques, Coordenadora do CDI Campinas
Fone (19) 3272 0444 R.24


 


Outras fotos :


Monitor de EIC-Escola de Cidadania e Informática em entrevista no Dia D2001


Andréia Marques, do CDI, em entrevista à EPTV no Galleria

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade