Campinas/SP - Terça, 30 de junho de 2026 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

UNESP CRIA 11 NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


O projeto pedagógico, o nome definitivo dos cursos e os custos de cada um ainda serão discutidos nas diversas instâncias pedagógicas e administrativas da Universidade. Eles serão implementados, de maneira escalonada, em 2012, 2013 e 2014.

A Unesp decidiu pela criação dos novos cursos dentro de um planejamento que, no decorrer do ano de 2011, trabalhou em um programa de expansão que levou em consideração necessidades nacionais, estaduais e locais. As propostas foram recebidas por uma comissão coordenada pela Pró-reitoria de Graduação. Quatro eixos circunstanciaram o plano: aspectos regionais, vocação da unidade universitária, aspectos acadêmicos e aspectos administrativos.

Os cursos aprovados são:
Cidade
Curso
Nº de vagas

Araraquara – FCF¹
Eng. de Bioprocessos
40 vagas

Araraquara – IQ2
Engenharia Química
40 vagas

Botucatu – FCA3
Eng. de Bioprocessos
40 vagas

Dracena
Eng. Agronômica
40 vagas

Itapeva
Eng. de Manufatura
40 vagas

Registro
Engenharia de Pesca
40 vagas

Rosana
Eng. de Energia e Recursos Renováveis
40 vagas

São João da Boa Vista4
Eng. Eletrotécnica e

Eng. de Materiais
80 vagas

São José dos Campos
Engenharia Ambiental
40 vagas

Tupã
Eng. de Biossistemas
40 vagas

Nota:
1 O curso está vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) mas os alunos também assistirão aulas na Faculdade de Odontologia e no Instituto de Química.

2 O curso está vinculado ao Instituto de Química (IQ)

3 O curso está vinculado à Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA), mas os alunos assistirão aulas também na Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia e Instituto de Biociências.

4 Campus novo a ser construído. São dois cursos novos.

Os cursos serão implantados após a alteração e publicação do artigo 21, da Lei Estadual nº 1.124, de maneira escalonada, de acordo com os recursos disponíveis. A prioridade da implantação será determinada pela administração central, com base no trabalho conjunto da Comissão de Expansão da Unesp e da Assessoria Especial de Planejamento Estratégico (APE), que ouvirá os Diretores e Coordenadores Executivos das Unidades sobre as demandas de cada curso.

Engenharias – A priorização da área das Engenharias levou em conta estudo publicado em 2010 pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI)- A Formação de Engenheiros no Brasil: Desafio ao Crescimento e à Inovação". O documento destaca a diminuição da participação relativa da formação de engenheiros no Brasil.

Dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) de 2007 já demonstravam que, dos egressos de cursos de nível superior, 35% são de cursos de engenharia na China; 25% na Coréia do Sul; 14% no México e 7% na Argentina. No Brasil, de acordo com o Censo da Educação Superior (MEC) em 1999, apenas 5,9% dos formandos eram engenheiros. Em 2008, esse número caiu para 5%.

Esses dados evidenciam a perda de peso relativo das áreas tradicionais da Engenharia na formação geral de engenheiros no Brasil. Atualmente, todavia, ganham importância econômica e solicitam profissionais qualificados as Engenharias de Produção, Ambiental, de Biossistemas, Operacional, de Qualidade, do Trabalho, de Manufatura, de Alimentos, de Bioprocessos e de Mineração.




 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade