O 1º Simpósio e Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais, realizado em Paulínia (Região Metropolitana de Campinas/SP), de 20 a 23 de maio, será o mais amplo debate já promovido no país sobre o tema e os resultados serão divulgados internacionalmente, na forma de um documento com orientações técnicas para nortear indústrias e dirigentes públicos na implementação de medidas que alavanquem o progresso industrial, mas preservem a qualidade de vida das populações.
O evento estará reunindo 90 conferencistas nacionais e estrangeiros, além de representantes de centenas de órgãos ambientais municipais e industriais de todo o Brasil, além de convidados de mais de vinte países. No simpósio serão analisados os diversos aspectos técnicos, políticos, econômicos e sociais relacionados ao desenvolvimento sustentável de municípios industriais. Os municípios participantes, que dependem da indústria como atividade econômica, tanto no Brasil como no exterior, pretendem se organizar durante o evento para criar parâmetros internacionais que orientem o desenvolvimento em equilíbrio com o meio ambiente. A coordenação técnica do encontro é do Instituto Ambiental Biosfera, que já organizou, entre outros, a ECO-92.
O evento terá a participação de noventa conferencistas nacionais e estrangeiros, que discutirão novos mecanismos de desenvolvimento sustentável em municípios com intensa atividade industrial. Alejandro Rebolledo, chefe do Laboratório de Pesquisas sobre Meio Ambiente da Cidade do México, debaterá a questão da gestão de resíduos sólidos em municípios industriais da América Latina, atividade que deverá envolver investimentos da ordem de 8 bilhões de dólares nos próximos quatro anos. June Lombard, representante do International Waste Management Council, de Durban, está apresentando os progressos e avanços alcançados pela África do Sul na gestão de resíduos sólidos. O Simpósio contará também com conferencistas convidados dos Estados Unidos, Arábia Saudita, Portugal, Uruguai, Inglaterra, Alemanha, China e Nova Zelândia.
Além das conferências técnicas, haverá uma exposição com 31 estandes mostrando a interface indústria / meio ambiente / poder público, que será aberta a gratuitamente à visitação pública. Haverá linhas de ônibus gratuitas de todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas para a exposição e os organizadores esperam receber aproximadamente 30 mil visitantes.
Solenidade de abertura
O Simpósio será realizado no Parque Brasil 500, em Paulínia, e a solenidade de abertura será na segunda-feira (dia 20), às 9 horas, com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o general Alberto Mendes Cardoso (Ministro Chefe da Secretaria de Segurança Institucional da Presidência da República), os ministros José Carlos Carvalho (Ministro do Meio Ambiente), Ovídio Antônio de Ângelis (Ministro Chefe da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano), o deputado federal e empresário Emerson Kapaz, o prefeito Edson Moura (Paulínia), o prof. Dorival Correia Bruni (presidente do Instituto Ambiental Biosfera) e Washington Ribeiro Soares (Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Paulínia).
As conferências especiais terão início às 14 horas, com a realização de seis conferências internacionais, uma mesa redonda com a participação de municípios paulistas, um debate sobre a legislação ambiental e a discussão da criação de um Centro Nacional de Prevenção e Remediação de Desastres Ambientais. O encerramento do primeiro dia do evento será por volta de 20horas, com a apresentação da Banda Bate Lata.
Fonte:
Instituto Ambiental Biosfera – Prof. Dorival Bruni, fones (19) 3884 7844 ou (21) 2221 0155
|
|