Campinas/SP - Sexta, 22 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

RECICLAGEM DE LÂMPADAS FLUORESCENTES  


O Instituto Ambiental Biosfera foi criado em dezembro de 1989, no Rio de Janeiro, originalmente sob a denominação da Sociedade Brasileira para Valorização do Meio Ambiente. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos tendo como objetivo maior a promoção de ações e iniciativas voltadas para o Desenvolvimento Ambiental do Brasil, incluindo especial atenção no que concerne à realização de programas, projetos e eventos destinados à cooperação técnica e intercâmbio nacional e internacional nas Áreas Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável. A entidade tem, também, uma forte atuação no planejamento e coordenação de programas de cursos, treinamento e capacitação na área ambiental, com atuação em todo o território nacional.


»
Baú de Notícias

   


Receber, tratar e remover de forma segura o mercúrio encontrado no interior das lâmpadas fluorescentes usadas por mais de 1.200 empresas brasileiras faz parte de um trabalho pioneiro, desenvolvido pela Apliquim Tecnologia, empresa instalada em Paulínia desde 1985 que foi convidada para relatar sua experiência durante o 1º Simpósio e Exposição Internacional Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais.

O programa e a tecnologia da desmercurização (como é chamado o processo) das lâmpadas fluorescentes foi totalmente desenvolvido pela Apliquim, que tem autorização tanto do Ibama quanto da Cetesb para a implementação do trabalho.

No interior das lâmpadas fluorescentes (incluindo as lâmpadas compactas, popularizadas no ano passado na luta contra o apagão), largamente utilizadas na iluminação residencial, comercial e pública, o metal pesado mercúrio está presente e pode se tornar um fator de risco de contaminação em aterros sanitários. Se descartadas em aterros, estas lâmpadas podem contaminar o solo, a água e o ar com mercúrio. O programa desenvolvido pela empresa visa recolher estas lâmpadas e processá-las de maneira que o vidro, as partes de alumínio e o próprio mercúrio sejam reaproveitados. O mercúrio retirado é revendido novamente aos fabricantes de lâmpadas e termômetros, por exemplo. O vidro, após desmercurizado, também é reaproveitado, assim como o alumínio.

O trabalho gera ganhos para o meio ambiente. “Com o reaproveitamento do mercúrio, a natureza é poupada de nova extração do elemento. O vidro e o alumínio também são reciclados”, afirma Cyro Eyer do Valle, diretor da empresa, que fêz sua apresentação no início da noite desta Terça-feira, dia 21 de maio. O programa foi reconhecido e premiado internacionalmente e a Apliquim recebeu a certificação ambiental ISO 14000.


Evento ambiental

O 1º Simpósio e Exposição Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em Municípios Industriais acontece de 20 a 23 de maio na cidade de Paulínia/SP e é considerado o maior evento técnico e político neste segmento. Estão reunidos cerca de 1.000 inscritos, 90 conferencistas nacionais e estrangeiros, representantes de mais de uma centena de municípios industriais brasileiros, dezenas de indústrias e várias delegações estrangeiras. Ao final do encontro, será elaborada a Carta de Paulínia, um documento com as conclusões e recomendações que serão divulgadas, amplamente, no Brasil e no exterior. Os organizadores acreditam que este documento será um importante referencial para os municípios industrializados implantarem programas preventivos. A promoção é do Instituto Ambiental BIOSFERA, uma das instituições responsáveis, entre outros eventos, pela organização da ECO-92.


Mais informações:

na sala de imprensa do evento: (19) 3833 3892 / 3726 / 3190, com Gilberto Gonçalves ou Isabel Martinez.
Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística
Fone (19) 3256 4863 - www.clicknoticia.com.br


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade