Campinas/SP - Domingo, 28 de junho de 2026 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CASA DO LAGO MOSTRA EXPOSIÇÃO SOBRE A DITADURA NO BRASIL  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


Uma das fotos que integram a exposição


Esta exposição faz parte do Projeto Direito à Memória e à Verdade cujo objetivo é recuperar e divulgar o que aconteceu nesse período da vida republicana brasileira. São registros de um passado marcado pela violência e por violações de direitos humanos. Disponibilizar esse conhecimento é fundamental para o País construir instrumentos eficazes e garantir que esse passado não se repita nunca mais.

Em uma ambientação visual que conduz o público em uma espécie de “viagem no tempo”., a exposição na Casa do Lago traz de volta a lembrança aos que viveram os fatos retratados e traduz aos jovens um pouco do clima vivenciado nesse período tão importante na história social e política brasileira. Recupera, de maneira exclusiva, desde os primeiros momentos do Golpe de Estado que mergulhou o país numa ditadura militar de 21 anos, até os grandes comícios populares das “Diretas Já”. Imagens marcantes dos tanques militares na frente do Congresso Nacional, as passeatas estudantis, a resistência dos diversos grupos da sociedade civil, a censura de documentos, a violência, prisões e torturas estão expostas em grandes painéis que colocam o espectador dentro dos acontecimentos. Junto, todos os fatos ocorridos nessa época são recuperados em um texto em ordem cronológica.

A exposição apresenta 21 painéis impressos em lona com um formato flexível adaptáveis aos diversos ambientes, as exposições foram, invariavelmente, instaladas em locais de grande circulação, em mais de 80 cidades brasileiras, atingindo um público estimado em 2,8 milhões de pessoas.

Serviço:
O que: Exposição "A verdade da repressão, a memória da resistência"
Quando: até 18 a 29 de junho de 2012 , das 9:00h às 21h30min.
Onde: Espaço Cultural Casa do Lago - UNICAMP.

Abertura: dia 18 de junho às 18:30h, com a presença dos:

- Adriano Diogo – Deputado Estadual, Presidente da Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa Humana da Cidadania,de Participação e das Questões Sociais da ALESP.

- Paulo Mariantes – Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Campinas

- Prof. João Frederico da Costa Azevedo Meyer – Pró-Reitor da Unicamp

- Darci Toshiko MiyaKi – Membro da Comissão da Memória e Verdade de Campinas

- Caio Toledo – Professor do IFCH – UNICAMP

- Ivan Seixas – Presidente do Núcleo de Preservação da Memória Política

Durante a exposição haverá a exibição de filmes que examinam os temas e a problemática expostos nos 21 painéis. Após a exibição de alguns filmes haverá debates que serão coordenados por estudiosos do período do regime militar.

Ciclo de Filmes:

CASA DO LAGO

PREAC, Unicamp

19 a 29 de junho

Dia 19 (Terça Feira)

16 hs.: O DIA QUE DUROU 21 ANOS

19 hs.: O DIA QUE DUROU 21 ANOS

Debate coordenado: Sr. Camilo Tavares e Prof. Carlos A. Lobão S. Cunha.

Dia 20 (Quarta Feira)

16 hs.: ELES NÃO USAM BLACK-TIE

Debate coordenado pelo prof. Ricardo Antunes, IFCH e Neto oposição sindical metalúrgica (MONSP).

19 hs.: ELES NÃO USAM BLACK-TIE

Dia 21(Quinta Feira)

16 hs.: BATISMO DE SANGUE

Coordenador da mesa: Frei João.

19 hs.: BATISMO DE SANGUE

Dia 22 (Sexta Feira)

16 hs.: PRA FRENTE BRASIL!

Debate coordenado pelo prof. Flávio de Castro / Zenaide Machado .

19 hs.: PRA FRENTE BRASIL!

Dia 25 (Segunda Feira)

16 hs.: ZUZU ANGEL

Debate: Amelinha Telles

19 hs.: ZUZU ANGEL

Dia 26 (Terça Feira)

16 hs.: QUE BOM TE VER VIVA

Debate: Climéia Teles e Renato Simões

19 hs.: QUE BOM TE VER VIVA

Dia 27 (Quarta Feira)

16 hs.: ARAGUAIA: conspiração do silêncio

Debate coordenado pelo prof. José Roberto Cabrera e Augusto Bonicore

19 hs.: ARAGUAIA: conspiração do silêncio

Dia 28 (Quinta Feira)

16 hs.: CIDADÃO BOILESEN

19 hs.: CIDADÃO BOILESEN

Debate coordenado Prof. Caio N. de Toledo e Ivan Seixas

Dia 29 (Sexta Feira)

16 hs.: HÉRCULES 56
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade