Campinas/SP - Sábado, 27 de junho de 2026 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CADE BUSCA PROVAS DE CARTEL EM EMPRESAS DE SILICATO  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


A operação teve por objetivo coletar documentos e materiais que possam comprovar a prática de cartel no mercado de silicatos. Essa é a terceira operação realizada desde o advento da nova lei de defesa da concorrência (12.529), em maio deste ano.

As buscas cíveis foram executadas por oficiais da Justiça Federal com a participação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, que solicitou a medida. A operação contou com o apoio da Procuradoria Federal Especializada junto ao Cade – ProCade, de unidades locais da Advocacia Geral da União e das polícias Federal e Rodoviária Federal.

O material apreendido será analisado pelo Cade e, se confirmadas as suspeitas, será aberto um processo administrativo contra as empresas e pessoas físicas envolvidas.

Segundo a denúncia que motivou as buscas, as empresas participantes do esquema trocavam informações entre si com o objetivo de dividir clientes e fixar preços. A prática teria se iniciado em 1999 e durado até 2009. A investigação do Cade diz respeito à produção e fornecimento de silicatos no território nacional.

O silicato é um composto químico derivado do silício. Quando adicionado de outros compostos, como o sódio e o potássio, é utilizado em cimentos, refratários, produção de têxteis e madeiras, na agricultura, etc. O silicato é um produto essencial para a economia nacional, sendo insumo básico para diversos setores e indústrias, como tratamento de água, produção de pigmentos e tintas, indústria têxtil, indústria química em geral, consolidação de solos, produção de detergentes e adesivos, entre outros usos.

A participação de mercado das empresas envolvidas no suposto esquema soma mais de 90% do mercado de produção e comercialização de silicatos.
 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade