Campinas/SP - Sábado, 27 de junho de 2026 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

DEFESA CIVIL INICIA OPERAÇÃO VERÃO 2012/2013  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


A ação, que se estende inicialmente até o dia 31 de março do próximo ano, reúne ações de diferentes órgãos dos governos estadual e municipais. Para marcar o início da Operação será realizado, neste sábado, um exercício simulado de desocupação de área de risco no município de Santos, especificamente no Morro do Marapé, esta ação envolve a Defesa Civil Nacional, Estadual, Regional e Municipal.

A população local será treinada para agir em caso de emergência. As previsões meteorológicas indicam que os próximos meses serão mais chuvosos que o mesmo período do ano passado, merecendo especial atenção de todos. Durante o período da Operação Verão, são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs), visando à otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis e à antecipação das situações de risco. Para tanto, a CEDEC promove a articulação entre as secretarias integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, os órgãos de atendimento emergencial (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros), equipes municipais de defesa civil e a própria comunidade.

Os PPDCs estão estruturados em quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo), indicando, progressivamente, a possibilidade de ocorrências de escorregamento e inundação. Para cada um deles, são previstos procedimentos operacionais preventivos sendo que a análise integrada dos parâmetros (índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo) indica o nível de operação em que se encontra cada município. Neste ano, foram reeditados os planos específicos para escorregamentos na Região Metropolitana de São Paulo e em Jundiaí. Ao todo, são nove PPDCs, abrangendo os 129 municípios mais vulneráveis do Estado, com vistas a escorregamentos e inundações: dois específicos para inundações e sete para escorregamentos.

Além destes municípios todos os demais serão monitorados e assistidos pela Defesa Civil Estadual. Cursos de capacitação e treinamento de agentes de defesa civil foram realizados ao longo de todo o ano pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com agentes de todas as regiões administrativas do Estado, dando ênfase para a necessidade dos municípios elaborarem seus planos de contingência, para sistematizar ações, prevenir e minimizar as consequências típicas do período de chuvas que se aproxima.

A CEDEC/SP orienta a todos os prefeitos eleitos que não desestruturem suas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, em razão de questões políticas, pois os atuais agentes foram capacitados ao longo do ano para enfrentar o período mais crítico que se aproxima, em razão da maior incidência de chuvas, não podendo a população ser prejudicada.


 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade