CDI CAMPINAS DIVULGA BALANÇO DE 2002
|
|
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais.
Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano.
A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
O CDI - Comitê para Democratização da Informática - de Campinas se reuniu com conselheiros e parceiros nesta segunda-feira, dia 16, para apresentar o D.O.A.R 2002 (Demonstrativo de Origem e Aplicação de Recursos). O documento é uma prestação de contas das verbas arrecadadas, aplicações, números de escolas e alunos, voluntários e outros itens que envolvem o trabalho da entidade. "Este foi um ano marcado pela melhoria da qualidade das Escolas de Informática e Cidadania(EICs), além de ter registrado um aumento significativo de apoiadores, doações de equipamentos e inauguração de escolas, que hoje somam 34", ecplica a coordenadora Andréia Marques. A entidade iniciou também, em parceria com a Prefeitura, o programa "Gera renda, gera cidadão", que oferece cursos de montagem de rede e manutenção básica de computadores para que os alunos possam conseguir sua própria renda com so recursos da informática. Para o próximo ano, o CDI pretende captar recursos ou apoio, para a contratação de uma assistente social que irá coordenar os projetos nas EICs. "Esse profissional irá orientar os alunos e os educadores para que o material produzido por eles possa ser desfrutado pela comunidade, e também incentivar a auto-sustentabilidade das entidades", explicam os coordenadores da entidade.
A apresentação do DOAR 2002 (abaixo) será na segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 19h30min, na sede da Fundação Educar DPaschoal.
Balanço 2002 - CDI Campinas
Alunos formados nas EICs: 850
EICs em funcionamento: 25
EICs em formação: 9
Cursos realizados para formação de educadores: 7
Educadores formados: 100
Educadores trabalhando atualmente: 50, sendo 25 funcionários e 25 voluntários
Entidades esperando a implantação de EICs: 30
Equipamentos doados (impressoras e micros): 208
Receita financeira: R$ 40.700,00
Os bons resultados referentes ao planejamento estratégico feito para melhorar a qualidade das EICs (Escola de Informática para Cidadania) foram conseguidos através do projeto, elaborado pela pedagoga Denise Dolcemasculo - contratada em parceria com a Fundação FEAC –, onde cada escola pôde avaliar o seu trabalho e adequar-se ao padrão estabelecido pelo CDI. Outro projeto que mereceu destaque, segundo a coordenadora pedagógica Helena Whyte, é o "Gera renda, gera cidadão", onde são oferecidos cursos de rede e de manutenção básica de computadores, além da criação de 5 EICs em Centros Profissionalizantes (CPs). Até agora, três EICs já foram criadas em CPs, e a curto prazo, será feita a instalação de mais duas. "O objetivo é fazer com que os alunos tenham a oportunidade de ganhar dinheiro através dos cursos de manutenção básica e de redes", afirma Helena, explicando que a Prefeitura cede o local e a verba – cerca de R$ 30 mil ao ano – e o curso para educadores de informática para cidadania, os cursos de manutenção e rede, o apoio para a criação e gerenciamento das EICs, material didático e os próprios computadores e impressoras ficam a cargo do CDI Campinas.
O trabalho do CDI
O CDI Campinas – Comitê de Democratização da Informática Campinas – é uma organização não-governamental que luta contra a exclusão digital na região, formando as EICs (Escolas de Informática para Cidadania) para atender crianças, jovens e adultos carentes. Elas são implantadas através de parcerias com entidades e empresas privadas, onde são arrecadados equipamentos e as verbas necessárias para pagamento de funcionários e materiais de consumo. As escolas também contam com trabalho voluntário dos monitores, que atualmente anda escasso, segiundo os coordenadores do CDI.
Patrocinadores
Fundação Educar DPaschoal, FEAC (Federação das Entidades Assistenciais), Prefeitura Municipal de Campinas, Exxon Mobil Química.
Apoiadores
CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística, Tonico’s Boteco, Microsoft, IBM, Transportadora Campos, Teledesign, Unicamp, RCT, Fábrica Digital.
|
|