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METADE DA PRODUÇÃO DE PEIXE É DE PEQUENOS PRODUTORES  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


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12/09/2017 - Os peqeunos produtores respondem por aproximadamente 640 mil toneladas de peixe e movimentam cerca de R$ 4 bilhões por ano.

O Sebrae tem participado das mobilizações em torno da Semana Nacional do Peixe, juntamente com o Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura (Compesca), para estimular o aumento do consumo do produto no país. Nos últimos quatro anos, quando se intensificou a participação das pequenas empresas no segmento da Aquicultura e pesca, o Sebrae atendeu 6.800 empreendedores do meio rural do segmento da piscicultura em programas e consultorias, com investimento de cerca de R$ 31 milhões.

Nos últimos anos, a aquicultura brasileira tem experimentado constantes transformações, consolidando-se como uma das principais atividades do agronegócio brasileiro e, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outros órgãos do governo federal, a produção nacional de pescado em 2014 foi de 1.326.726 toneladas, sendo que, desse total, 765.287 toneladas foram de origem da pesca, representando 57,68%; e 561.439 toneladas advindos da aquicultura, 42,31%.

A tilápia é a variedade de peixe mais produzida no país e onde os pequenos negócios mais têm se destacado. O estado do Paraná é atualmente o maior produtor brasileiro e é onde se verifica uma forte atuação de cooperativas que têm conseguido levar sua produção para todo o país. Somente nas cidades de Toledo e Cascavel (na região oeste do Paraná) existem 22 frigoríficos de peixes de cultivo.

A atuação do Sebrae está focada em quatro aspectos principais: aprimorar a qualidade do produto brasileiro, elevar os níveis de produtividade das empresas, difundir práticas ambientalmente sustentáveis e fortalecer a gestão desses empreendimentos. Um exemplo da ação do Sebrae foi a criação, em 2014, de um software voltado a facilitar a gestão e o manejo da produção, tornando o empresário rural mais competitivo no mercado.

A importância da tecnologia da informação no agronegócio já foi comprovada em pesquisa recente do Sebrae, que ouviu mais de 4.460 produtores rurais: quase a totalidade (96%) usa telefones celulares e uma quantidade significativa utiliza smartphones para acessar a internet. Um total de 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam celulares para acessar a web, o que facilita também o desenvolvimento de seus negócios.

No âmbito da gestão, o esforço do Sebrae tem sido o de promover a transferência de tecnologia que permita aos donos de pequenas pisciculturas – em um cenário de crise hídrica – produzirem mais com menos água e com sustentabilidade. Já quanto às práticas sustentáveis, a instituição atua na orientação do licenciamento ambiental, já que para grande maioria dos aquicultores, a regularização ambiental é um gargalo na produção. Nos últimos anos o Sebrae desenvolveu, em parceria com entidades estratégicas, como a Embrapa Pesca e Aquicultura, soluções para o segmento no âmbito nacional e a produção de material técnico sobre como comprar, armazenar e preparar peixes nativos do Brasil.

Entre as ações previstas para a Semana Nacional do Peixe estão eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças e campanhas promocionais no varejo e food servisse. Em 2016, as redes varejistas registraram aumento de 30% na venda de pescado durante a Semana do Peixe. Para este ano, o Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e Aquicultura (Compesca) criou um hotsite específico para a distribuição de conteúdo sobre o segmento no Brasil: www.semanadopeixe.com.br.


 

 
 
   
   
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