Campinas/SP - Terça, 12 de dezembro de 2017 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

ALUNOS DO LABJOR FAZEM LIVRO SOBRE O DESASTRE DE MARIANA  


Desde 2008 a Comunicativa passou a atuar no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Como Agência ela se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas nas mídias hoje disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas novas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, abastecimento de sites, entre outras. Esse trabalho é pautado pelos critérios técnicos e a ética das notícias e suas conseqüências. A Comunicativa foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


11/10/2017 - Autores e a organizadora do livro promovem também neste dia um debate (ver programação abaixo) sobre "Os múltiplos efeitos de Mariana", em seus aspectos ambientais, sociais, políticos, econômicos, históricos e midiáticos. A mesa-redonda será composta pelo biólogo Carlos Joly (IB/Biota-Fapesp - Unicamp), os sociólogos Roberto do Carmo (IFCH/Nepo - Unicamp) e Olga von Simson (FE/Centro de Memória - Unicamp) e o jornalista Mateus Parreiras, do jornal O Estado de Minas, premiado pela cobertura do desastre.

No dia 5 de novembro próximo, o rompimento da barragem do Fundão da empresa de mineração Samarco, em Bento Rodrigues, Mariana(MG), completará dois anos. O desastre ambiental considerado pelos especialistas como o maior do Brasil, deixou um saldo de 19 mortes e em suspenso a vida da comunidade local que até hoje espera por promessas não cumpridas.

Uma história para não ser esquecida

O livro, em formato digital (ou impresso sob demanda), conta a trajetória do desastre, seus antecedentes e desdobramentos. É uma história para não ser repetida ou esquecida. Foi elaborado por 35 alunos da disciplina Linguagem: Jornalismo, Ciência e Tecnologia, sob a orientação da jornalista e professora do Labjor/IEL/Unicamp, Graça Caldas. A edição final é das jornalistas Graça Caldas e Adriana Menezes, o projeto gráfico e editoração de Fabiana Grassano e a edição de fotografia de Camila Brunelli.

Com 352 páginas amplamente ilustradas, o livro, uma construção coletiva, tem sete capítulos: Meio Ambiente, Política e Economia: uma difícil equação; A vida antes da tragédia; Da água para a lama; Viagem ao epicentro; O desastre ambiental: Vozes e visibilidade; Memória e esquecimento.

O lançamento do livro contará com a presença do Coordenador do Labjor, Carlos Vogt, da coordenadora do Cocen (Coordenação de Centros e Núcleos), Ana Carolina de Moura, da Coordenadora do Nudecri (Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade), Simone Pallone, também pesquisadora do Labjor.

Programação

14:30: Abertura do evento com Carlos Vogt (Coordenador do Labjor), Ana Carolina de Moura Delfim Maciel (Cocen), Simone Pallone (Nudecri/Labjor) e Graça Caldas (Labjor)

15:00: Mesa-redonda de apresentação do livro: Graça Caldas, Adriana Menezes, Fabiana Grassano e Camila Brunelli

15:20: Café

15:30: Mesa-redonda "Os Múltiplos Efeitos de Mariana": Carlos Joly (efeitos ambientais), Roberto do Carmo (efeitos sociais), Olga Von Simson (efeitos de memória) e Mateus Parreiras (efeitos na mídia)

17:00 às 18h00: Debate e encerramento
 

 
Cadastro de Jornalista  
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®