Campinas/SP - Quinta, 22 de agosto de 2019 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

A EVOLUÇÃO ENTRE SÉCULOS XIX e XX EM LIVRO DA IMPRENSA OFICIAL  


Desde 2008 a Comunicativa passou a atuar no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Como Agência ela se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas nas mídias hoje disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas novas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, abastecimento de sites, entre outras. Esse trabalho é pautado pelos critérios técnicos e a ética das notícias e suas conseqüências. A Comunicativa foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


Disse Anne Hanley — da Northern Illinois University —, na edição em língua inglesa da Stanford University Press, agora em primeira tradução para a língua portuguesa pela editora da Imprensa Oficial do Estado: “Um grande empreendimento de dois eminentes estudiosos de uma das regiões mais importantes da América Latina. Combinando uma rica pesquisa, original e com dados históricos extensos, Luna e Klein oferecem uma síntese extremamente necessária das facetas que contribuíram para a evolução de São Paulo — da província agrícola modesta a líder econômica do Brasil”.

Poucas são as obras abrangentes sobre a economia e a sociedade paulistas que contemplem longos períodos. Os textos específicos existentes, em sua maioria, se referem a uma região ou cidade, e raramente ao estado como um todo. Os trabalhos sobre numerosos temas particulares — desde a história de determinadas culturas agrícolas e escritos sobre a imigração, industrialização e urbanização — também se restringem a análises parciais.

Neste livro, Francisco Vidal Luna e Herbert S. Klein, dão continuidade a seus estudos sobre São Paulo nos períodos colonial e imperial, estendendo-se até meados do século XX. Se em 1850 o dinamismo extraordinário de São Paulo não se evidenciava, em 1950 esse estado já era o mais importante centro econômico e populacional do país.

“Neste segundo volume da história do Estado de São Paulo, nosso objetivo é explicar como São Paulo passou de uma província de fronteira pouco importante a uma das mais destacadas regiões agrícolas e industriais do mundo. (...) Em nossa opinião, o caso de São Paulo pode ser comparado a outros exemplos bem-sucedidos de ocupação, crescimento e desenvolvimento de uma importante fronteira despovoada que resultaram na criação de uma região de dimensões comparáveis às de países de tamanho médio. Portanto, o período 1850-1950 foi crucial no processo de transformação econômica e social de São Paulo – uma transformação cujo êxito pode ser comparado ao de outras áreas de fronteira nessa mesma época, como regiões do Canadá, Argentina e Austrália”, pontuam os autores no prefácio da obra.

Ao examinar os mecanismos de sua economia e de seu desenvolvimento estrutural, os autores mostram como São Paulo superou-se como província e tornou-se a quarta maior área metropolitana mundial, uma de suas regiões agrícolas e industriais mais dinâmicas, como poucas de ocupação recente.

A compreensão dessa evolução implicou em conhecer a estrutura administrativa e fiscal do estado, as transformações em grande escala nas áreas de educação, saúde, urbanização e demografia.

Embora não se trate de uma história definitiva e completa de São Paulo nesse período, desenhou-se um grande painel com as instituições básicas criadas e o modo como elas mudaram no decorrer do tempo, propiciando um arcabouço básico para que outros historiadores possam refinar e aprofundar o conhecimento sobre essa importantíssima região do mundo.

SOBRE OS AUTORES



FRANCISCO VIDAL LUNA | Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), onde se aposentou como professor assistente; atuou também como pesquisador e professor do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPE) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Entre as áreas que se dedicou estão Economia Brasileira, História Econômica, Demografia Histórica, Finanças Públicas e Administração Financeira. Na área pública, foi Secretário de Planejamento e Secretário Especial de Assuntos Econômicos da Secretaria de Planejamento da Presidência da República, Secretário estadual de Economia e Planejamento e Secretário municipal de Planejamento de São Paulo.

O autor tem mais dois livros publicados pela Editora da Imprensa Oficial, em parceria com a EDUSP: um deles premiado pela Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2010, na categoria História/Ciências Sociais, Escravismo em São Paulo e Minas Gerais (coautoria com Iraci Del Nero e Herbert S. Klein); e Escravismo no Brasil (em coautoria com Klein).



HERBERT S. KLEIN | Historiador, professor e pesquisador norte-americano. Possui bacharelado e PhD pela University of Chicago. Lecionou na Columbia University e foi professor de história e diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos, pesquisador e curador da coleção da América Latina na Biblioteca e Arquivos da Hoover Institution na Stanford University. Autor e coautor de mais de 20 livros sobre a América Latina e sobre temas comparativos da história social e econômica, entre as publicações recentes destacam-se estudos comparativos sobre escravidão.
 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®