Campinas/SP - Quarta, 17 de julho de 2019 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

MANEJO E NUTRIÇÃO PARA AUMENTAR PRODUTIVIDADE  


Desde 2008 a Comunicativa passou a atuar no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Como Agência ela se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas nas mídias hoje disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas novas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, abastecimento de sites, entre outras. Esse trabalho é pautado pelos critérios técnicos e a ética das notícias e suas conseqüências. A Comunicativa foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



03/07/2019 - Na Conplant, empresa onde desenvolvem pesquisas, consultoria e produtos, os resultados desta fórmula podem ser avaliados no aumento de mais de 15% na produtividade de pomares de citrus infestados pelo Greening e tratados com um manejo fisiológico inédito, no investimento de cerca de 2 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento, além do treinamento de mais de mil profissionais do cultivo protegido.

A Conplant, empresa de Campinas que completa 15 anos, inovou no controle de Greening ampliando a produtividade dos pomares de citrus e treinou mais de mil produtores em manejo de nutrientes para cultivo protegido
Ser sustentável é um desafio viabilizado pela ciência e tecnologia. Nos últimos 15 anos, três cientistas têm se dedicado a tornar acessível um pacote tecnológico a produtores de frutas e hortaliças, com uma receita simples e eficaz: orientação, nutrição e manejo. Na Conplant, empresa onde desenvolvem pesquisas, produtos e consultoria, os resultados desta fórmula podem ser avaliados no crescimento do consumo de solução nutritiva de 1 t para 24 t/ano, no investimento de cerca de 2 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento e o aumento de mais de 15% na produtividade de pomares de citrus infestados pelo Greening e tratados com o manejo fisiológico inédito.
Mais produtividade na citricultura
A Fazenda Macuco, localizada em Avaré/SP, é um exemplo desta prática. Com ..??.. ha cultivados com citrus, teve seus pomares contaminados pelo Greening em 2015 e, no ano seguinte, com uma produtividade de 980 caixas por hectare, iniciou o Manejo Fisiológico desenvolvido pela Conplant. Em 2018, sem cortar as plantas contaminadas, sua produtividade subiu para 1.431 cx/ha. A média brasileira de produção de citrus é de 800 a 1.000 cx/ha.
O pesquisador Camilo Medina, sócio da Conplant, explica que “o Manejo Fisiológico do Greening entende que a bactéria não é destrutiva e a planta tem capacidade de renovação de seus tecidos, desde que se mantenha nutrida. Assim, com conhecimento de nutrição mineral e adição de bioestimulante é possível manter o pomar produtivo mesmo convivendo com a doença”.
Camilo foi um dos desenvolvedores do método, que hoje é adotado por 62 produtores de citrus nos estados de São Paulo e Paraná, regiões onde o Greening está concentrado. Ele relata que a cada 1 real investido no tratamento, há um retorno de pelo menos 5 reais em aumento de produtividade.
Ciência compartilhada em hidroponia
A redução de perdas de alface e rúcula cultivadas em sistema de hidroponia por falta de correção do pH ou adubação incorreta é um dos resultados alcançados por produtores treinados pela Conplant em manejo de nutrientes, somente na área de cultivo protegido. Mais de mil pessoas já receberam treinamento, entre técnicos, produtores e viveiristas. Segundo o pesquisador e diretor Pedro Furlani, esse treinamento ajuda o produtor a adaptar o conhecimento científico disponível à sua realidade.
“Ele ganha conhecimento para produzir de maneira mais correta, evitar perdas e ganhar em qualidade e produtividade”, explica o especialista que é referência no sistema de produção hidropônica no Brasil. A atividade está crescendo no Brasil e um dos indicadores é o aumento de vendas do ConMicros, uma mistura precisa de micronutrientes de alta qualidade que misturada à água se transforma em solução nutritiva para fertirrigação. Cada quilo do produto pioneiro da Conplant rende 40 mil litros e a comercialização inicial de 1 tonelada por ano cresceu para 24 t/ano, contabilizando 5 bilhões de litros de solução nutritiva comercializados até agora.
Melhoria do solo para gerações futuras
O gosto pela pesquisa, aliado a experiência de toda uma vida dedicada a área de fertilidade do solo e a observação da carência de especialização em alguns segmentos, levou o pesquisador científico Ondino Cleante Bataglia – ex-diretor geral do Instituto Agronômico de Campinas – a buscar uma nova atividade depois de sua aposentadoria em 2003. Junto com outros pesquisadores com quem oferecia cursos e palestras para produtores e técnicos, resolveu dar continuidade ao trabalho por meio da Conplant. Seu primeiro contrato foi com a Fundação Agrisus, onde até hoje seleciona pedidos de financiamento para projetos, pesquisas, treinamento, desenvolvimento educativo e eventos. Com foco no plantio direto para a preservação do solo, já foram avaliados 2.800 projetos, sendo que destes cerca de mil foram aprovados e financiados.
“Eventos para demonstração de metodologias aos produtores é prioridade nesse trabalho, que pretende oferecer informação técnica e conscientizar produtores para as boas práticas, como por exemplo a integração lavoura-pecuária, que é a principal ferramenta para pastagens degradadas”, explica o pesquisador. Outro apoio importante é para o projeto Rally da Safra (desde 2010) que avalia a situação do plantio direto no país e, com o resultado, define as linhas prioritárias de pesquisa da Fundação. “O foco é a melhoria do solo para as gerações futuras”, conclui.
Conplant Consultoria
A empresa nasceu em 2004 com a associação dos pesquisadores científicos Ondino Bataglia, Pedro Furlani e Camilo Medina. Oferece consultoria, treinamento e produtos (fabricados em parceria pela All Plant). Trabalha com pacotes tecnológicos exclusivos para os segmentos de hortaliças, flores, citrus, abacate e seringueira, nas áreas de fertilidade de solos e plantas, soluções nutritivas, hidroponia, fertirrigação, substratos, reguladores e estimulantes de produção, entre outros.
Presença na Hortitec
A equipe da Conplant estará no estande localizado no Pavilhão Azul da Hortitec.
----------------------
Outras informações:
www.conplant.com.br / https://www.facebook.com/conplantconsultoria/

 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®