Campinas/SP - Quarta, 27 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

TOMATE SCALA, DA SEMINIS, RESISTE AO GEMINIVÍRUS  


A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.

. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis Fone (19) 3705 9300


»
Baú de Notícias
» Clipping

   



Há quatro anos, quando os tomateiros do Brasil começavam a acumular prejuízos em função do ataque da Mosca Branca, a equipe de pesquisadores da Seminis já estava testando no país um novo tomate que fosse capaz de resistir aos danos provocados por ela. Hoje, o tomate Scala entra em seu segundo ano de plantio comercial com resultados bastante positivos, sendo a principal opção do mercado para os tomaticultores das regiões afetadas pelo geminivírus.

O plantio do Scala é indicado para os meses de fevereiro e março e a safra do ano passado revelou frutos grandes, pesados e uma alta produtividade (107 ton/ha) – cerca de 20% maior que os produtos líderes no segmento. O Scala foi testado em São Paulo, Goiás, Triângulo Mineiro, Norte do Paraná e Nordeste, regiões responsáveis por 70% da produção de tomate no Brasil e onde há alta infestação de geminivirus.

O tomate Scala é o único com resistência ao vírus TYLCV (o mais severo dessa espécie e já presente no sul da Europa), além de resistência intermediária aos vírus mais comuns no Brasil (TYVSV e TRMV). Mas mesmo nas lavouras onde ocorreram ataques da mosca branca, não foi registrado nenhum prejuízo, pois embora algumas plantas tenham manifestado os sintomas, os frutos apresentaram boa qualidade comercial e os produtores conseguiram manter a lucratividade.

A mosca-branca é uma praga de difícil controle e transmissora de vírus responsáveis pela infestação de geminiviroses que comprometem os tomateiros das principais regiões produtoras do país. Se a planta é inoculada ainda pequena, cerca de 80% da colheita se perde, pois as plantas murcham e os frutos ficam manchados, isoporados (textura porosa) e sem sabor.

O pesquisador Carlos Alberto Tavares, da área de Desenvolvimento de Produtos da Seminis, explica que a empresa “que o desafio dos geminivírus somente será vencido com materiais resistentes, que possibilitarão a viabilidade da produção de tomate nas áreas já afetadas e contribuirão para uma diminuição do inoculo e dos custos de produção e menor impacto ambiental”.




 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade