Campinas/SP - Sexta, 29 de março de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CLIMA TEMPO ALERTA PARA PERÍODO DAS QUEIMADAS  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


03/07/2020 - Um bom exemplo são as empresas de transmissão de energia que historicamente sofrem com interrupções em suas linhas de transmissão devido à pluma de material particulado que as queimadas geram. Por outro lado o setor de distribuição de energia também precisa garantir o mapeamento e alerta dessas informações em seu planejamento e dia a dia operacional mediante o abastecimento de energia para toda população. Para responder algumas dessas perguntas foi gerada pelos autores uma climatologia média mensal de queimadas por bioma no Brasil.

Os dados são provenientes do sensor MODIS embarcado nos satélites TERRA/AQUA. No balanço anual, a Figura 1 mostra comparativamente a quantidade de pixels classificados como área queimada por bioma, o que nos possibilita abordar uma série de análises sobre o tema.

Hoje em dia, as empresas do setor elétrico, principalmente as transmissoras e distribuidoras tem investido cada vez mais em tecnologias para o monitoramento das redes elétricas e linhas de transmissão. Como exemplo de tecnologias mais utilizadas nos dias atuais, temos os sensores a bordo de satélites de órbita baixa e de satélites geoestacionários, monitoramento com o auxílio de drones e de vants (veículo aéreo não tripulado), uso de câmeras termais e sistemas de radares meteorológicos. Porém, como isso funciona na prática?

Para agregar nessa árdua tarefa, a Climatempo vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos um produto focado no monitoramento em tempo real de focos de incêndio e na construção de um banco de dados robusto para ocorrência desses focos em todo o Brasil. Para ilustrar esse monitoramento, segue abaixo um exemplo real com uma grande empresa de transmissão de energia.

No dia 06/05/2020, houve uma queimada em uma área próxima a Linha de Transmissão. Devido à ação do vento, a queimada se deslocou e o material particulado atingiu as linhas de transmissão, o que resultou na interrupção de energia. A figura 3-A mostra uma foto tirada pelo observador, registrando a localização da área queimada.

Após o final de uma temporada de queimadas, o histórico de registro fica guardado por faixa de servidão para a busca por dias específicos ou até mesmo para criar densidades e médias de queimadas por meses específicos.

Qual o melhor sensor para monitoramento remoto de acordo com a operação de sua empresa? Entender melhor a relação de custo/benefício na escolha da tecnologia de monitoramento pode ser um diferencial para o sucesso na operação.


Por meteorologistas Vitor Hassan e Filipe Pungirum.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão. A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

 

 
Cadastro de Jornalista  
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade