Campinas/SP - Segunda, 30 de novembro de 2020 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

ALÍVIO CORONAVÍRUS: APLICATIVO AJUDA NA VOLTA ÀS AULAS  


Desde 2008 a Comunicativa passou a atuar no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Como Agência ela se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas nas mídias hoje disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas novas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, abastecimento de sites, entre outras. Esse trabalho é pautado pelos critérios técnicos e a ética das notícias e suas conseqüências. A Comunicativa foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



21/08/2020 - É que a nova rotina na sala de aula será uma experiência desconhecida para crianças e adolescentes. Vai muito além de usar máscara, lavar as mãos ou passar álcool gel, pois são vários os questionamentos: Como se dá o contágio? Como se prevenir? Quais as consequências? Quando a vacina chega? Pensando em sanar as várias dúvidas foi criado o aplicativo Alívio Coronovírus, jogo digital educativo capaz de levar para toda a família – e para os educadores – conhecimento sobre a Covid-19 por meio do celular. Inédito e gratuito, o app contém 700 afirmações, que o jogador avalia em termos de Verdadeiro ou Falso. Em seguida, uma explicação justifica a resposta correta. Se acertar, a criança se aproxima de vencer o jogo. São 50 questões faladas destinadas às crianças, a partir dos 7 anos, com ilustrações especiais, onde elas aprendem se divertindo.

"A informação apenas não conscientiza. Crianças e jovens não leem jornal, não assistem aos noticiários, a maioria não entende o que está acontecendo, a incerteza é grande e perversa. Como este público vive no celular e é por meio dele que também é possível educar e levar conhecimento com seriedade para que possam formar uma opinião a respeito do Coronavírus", ressalta o pesquisador e PhD em Comportamento, Julio Troncoso, criador do aplicativo, que contou com apoio de uma instituição de ensino para viabilizar o projeto, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

O alerta de Troncoso tem tanto fundamento que em pesquisa recente, divulgada pela Prefeitura de São Paulo, constatou-se que dois em cada três alunos da rede pública de educação foram contaminados pelo Coronavírus e não apresentaram sintomas. Isso obrigou o prefeito Bruno Covas a adiar o retorno às aulas na capital, marcado inicialmente para setembro. "Essa conscientização dos alunos pode ser ajudada pelo aplicativo, eventualmente, se os educadores também se dispuserem a educá-los e não apenas informá-los. A abrangência do conteúdo é enorme sobre o universo vírus, teste, vacina, imunidade, letalidade, índices...é uma ferramenta que facilita a discussão e o aprendizado", avalia o pesquisador, que desde o início da pandemia passou a montar um banco de dados, por meio de uma vasta e incansável pesquisa em fontes seguras, principalmente internacionais como Nature, The Lancet, Organização Mundial da Saúde, Centers for Disease Control and Prevention e PubMed, entre outros.

De acordo com Troncoso, trata-se da primeira tentativa no Brasil de se usar a Tecnologia da Informação para gerar conscientização sobre o vírus e seus efeitos na população como um todo. O pesquisador acredita que a partir de 12 anos a criança tem entendimento para compreender todas as afirmações. Pelo menos 500/550 delas, segundo ele, podem ser absolutamente "digeridas" a partir desta faixa etária. Mas vale ressaltar que o aplicativo é destinado à família, para que todos possam testar seus conhecimentos e enfrentar a pandemia de forma mais segura e, principalmente, não se deixarem enganar pelas fake news. A linguagem é acessível, o jogo é interativo e pode ser jogado também em dois.

Por enquanto, o app ´Alívio Coronavírus´ – criado em parceria com a Overtime Studios - está disponível gratuitamente para celulares Android no https://bit.ly/alivio-coronavirus, mas, em breve, estará também no sistema IOS. Vídeo explicativo sobre o funcionamento do jogo digital educativo: https://youtu.be/m1fENsTLGcs

Julio Troncoso – Estudioso da área de dor, criador do Dor Crônica - O Blog, já lançou 10 e-books e dois aplicativos relacionados à esta temática. É membro da SBED – Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor e da ABCT – Association for Behavioural and Cognitive Therapies, USA e do WIP – World Institute of Pain, Troncoso, morador de Jundiaí (SP), é um pesquisador profissional e o fato de falar quatro idiomas facilitou interpretar, compilar e analisar as mais diversas pesquisas realizadas no mundo sobre a dor feminina e o viés de gênero na saúde, e trazer como resultado o e-book ´O Paradoxo de Eva´, juntamente com o aplicativo gratuito ´Alívio Mulher´, jogo inédito no mundo e exclusivamente sobre dores femininas. ´Alívio Coronavírus´ é o terceiro aplicativo criado por Troncoso, que realiza seus projetos com um único objetivo: educar, levando conhecimento na área de saúde.

Blog: https://dorcronica.blog.br
Facebook: @dorcronicablog // Instagram: @blogdorcronica // Linkedin: blogdor
Canal no Youtube: Blog Dor Crônica
 

 
Cadastro de Jornalista  
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®