Campinas/SP - Sábado, 23 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

CDI FAZ FORMATURA DO “GER@ RENDA, GER@ CIDADÃO”  


O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais. Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano. A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



O Comitê para Democratização da Informática (CDI) - Campinas realizou no dia 14 de março), a cerimônia de formatura da primeira turma 2003 de alunos do Centro Profissionalizante Tancredo Neves e também a entrega simbólica das impressoras que complementam a estrutura do projeto “Ger@ Renda, Ger@ Cidadão”. Esse projeto, realizado em conjunto pelo CDI e Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, prevê a criação de cinco Escolas de Informática e Cidadania (EICs), onde, num período de 3 anos, serão oferecidos para as comunidades carentes, cursos de informática e Internet, manutenção de micros e instalação de rede. O presidente do CDI Campinas, Paulo Henrique de Oliveira, explica que “os cursos terão como pano de fundo a formação de cidadãos conscientes, capacitação para geração de renda e transformação social”. A entidade espera capacitar 1.600 pessoas no primeiro ano de implantação das EICs.

Cada escola tem uma sala com oito computadores doados pelo CDI (três delas já iniciaram as aulas) e todos os educadores foram treinados pela entidade. A verba para o treinamento, compra de impressoras e material foram cedidos pela prefeitura, através do Convênio assinado em dezembro/2002. A EIC, Escola de Informática para Cidadania, é o instrumento a ser usado como meio de inserção social e inclusão digital. Durante os cursos, os alunos desenvolvem as ferramentas de informática através de um projeto direcionado ao bairro, de acordo com as necessidades locais. Os alunos são selecionados pelas entidades, a partir de 16 anos, para turmas com 15 alunos e duração de dois meses.


As EICs criadas através do convênio estão nas seguintes entidades:

- Centro Profissionalizante Tancredo Neves (Formou em março a primeira turma 2003);
- Centro Profissionalizante Nova Esperança, na região do Campo Grande (em funcionamento);
- Centro Profissionalizante João Coelho, no centro (em funcionamento);
- Centro Social de Aparecidinha (início das aulas em 24/03);
- Núcleo da Criança e Adolescente da Vila Costa e Silva (em finalizacão).

Fontes:
Paulo Henrique de Oliveira, Presidente do CDI Campinas – Fone 9774 7195
Helena Nogueira White, Diretora Pedagógica – Fone 9123 8581


 


Outras fotos :


 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade