|
Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP
|
CRIANÇAS FAZEM MANUAL SOBRE CONSUMO CONSCIENTE
|
|
O Colégio Visconde de Porto Seguro, Unidade II, em Valinhos/SP, foi criada pela fundação Visconde de Porto Seguro em 1980 com o objetivo principal de atender os filhos de estrangeiros, particularmente alemães, das empresas da região de Campinas/SP. Hoje tem 2.733 alunos e é uma referência de qualidade no segmento educação. O professor Admir Moreli é o atual diretor da unidade respondendo a Mariana Bataglia, diretora geral do Colégio
Visconde de Porto Seguro que conta com três unidades em São Paulo.
Sua relação com a Comunicativa ACJ teve início em 1994 com a produção de um informativo institucional que logo passou para 4 edições anuais. Desde 1997 conta, também, com Assessoria de Imprensa.
» Baú
de Notícias
»
Clipping
|
|
|
|
Consumir. Um dos verbos mais conjugados atualmente está sendo amplamente debatido por cerca de 300 crianças na faixa etária de 9 a 11 anos, que querem entender todas as implicações do consumismo e ampliar o resultado de seus estudos para outras crianças. Para isso, estão fazendo um trabalho de gente grande. Assistindo aos filmes “A Testemunha” e “O Herói de Brinquedo”, fazendo leitura do texto Ursinhos para os solitários fornecido pela coordenadora, e pesquisa com pessoas de diferentes idades e classes sociais, para só então iniciarem as discussões sobre o entendimento da questão.
Tudo isso está acontecendo durante as aulas de Português para as quartas-séries do Ensino Fundamental do Colégio Visconde de Porto Seguro, em Valinhos/SP. A Coordenadora Pedagógica Rose Avalone decidiu realizar um projeto semestral com os alunos, fundamentado no princípio da mentalidade saudável e analisando os padrões de consumo com todas as suas interferências, inclusive no meio ambiente. Ao final, as crianças pretendem elaborar um Manual de Consumo reproduzindo seus conceitos sobre o significado de ganhar, vender, poupar e doar, para ser distribuído junto às escolas públicas.
Avalone explica que “a idéia é levar os alunos a pensar antes de consumir, adotando atitudes conscientes que extrapolem as questões meramente materiais”.
Fonte:
Rose Avalone, Coordenadora Pedagógica
Colégio Visconde de Porto Seguro / Valinhos
Fone (19) 3871 0388
“... a principal causa da constante deterioração do meio ambiente global é o padrão insustentável de consumo e produção, especialmente nos países industrializados...” Agenda 21, capítulo 4.
“URSINHOS PARA OS SOLITÁRIOS
A chave do estilo de vida ocidental é clara: CONSUMIR!
Consumir para ser popular, consumir para ter mais que o vizinho, consumir para esquecer os problemas, consumir para ser feliz. Lamentavelmente, nosso planeta não está preparado para suportar esse tipo de comportamento. Nossa inocente saída às compras aos sábados é um dos principais motivos dos problemas que estamos falando nesse livro – aquecimento global, chuva ácida, lixo... Não adianta muito aliviarmos nossa consciência reciclando ou comprando uma caixa de sabão em pó biodegradável. Precisamos parar de adquirir todas essas coisas de que não precisamos. Mas isso não é fácil para as crianças de hoje. Elas são atacadas de todas as direções por um exército de monstros de plástico, brinquedos fofos e jogos eletrônicos. Vinte e quatro horas por dia, especialmente nos países desenvolvidos, em que as crianças freqüentemente passam a maior parte de seu tempo livre diante da televisão. Muitos pais não têm tempo para seus filhos, por isso tentam compensar dando-lhes tudo que o dinheiro pode comprar. Entretanto, uma montanha de ursinhos de pelúcia não é consolo para uma criança solitária. Os adultos não passam de crianças grandes. Em seus momentos de fraqueza, eles compram ursinhos de pelúcia para si próprios para secarem as próprias lagrimas. Carros, por exemplo, um aparelho estéreo ou uma casa nova. Mais coisas!! Serão eles tão fracos a ponto de não se incomodar que seus novos brinquedos estejam prejudicando o meio ambiente? Enquanto brincam, estão destruindo nosso futuro”.
Outras
fotos :
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
«
voltar |
|
|
|