CAMPINAS PARTICIPA DO DIA DA INCLUSÃO DIGITAL
|
|
O Comitê para a Democratização da Informática (CDI) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que, desde 1995, desenvolve o trabalho pioneiro de levar a informática às populações menos favorecidas. Por meio nas EICs – Escolas de Informática e Cidadania – desenvolve programas educacionais e profissionalizantes visando diminuir a exclusão digital a que essas comunidades são submetidas. São 38 comitês nacionais, em 19 estados e, 9 internacionais.
Em Campinas – onde começou a atuar em maio de 2000 – o CDI mantém atualmente 46 Escolas de Cidadania e Informática e, desde 2000, já atendeu mais de 6000 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos. A meta é expandir o número de EICs para 50 até o final desse ano.
A organização capta recursos técnicos e financeiros por meio de parcerias com empresas, instituições filantrópicas o poder público, que além de doarem equipamentos e verba, apoiam com trabalho voluntário, técnico e de instrução em aulas.
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
No Dia da Inclusão Digital, 29 de março, os computadores estarão novamente nas ruas para divulgar e promover a democratização das novas tecnologias, além de mostrar o trabalho dos Comitês para Democratização da Informática, receber doações de equipamentos e ainda voluntários para atuar nas Escolas de Informática e Cidadania. O Dia da Inclusão Digital, lançado pelo CDI em 2001, chega a sua terceira edição se consolidando no calendário brasileiro e crescendo internacionalmente. Participam este ano os CDIs de Angola, Argentina, México, Uruguai e Chile.
Criado para divulgar e promover a democratização das novas tecnologias, o Dia da Inclusão Digital mobilizará 17 estados brasileiros e 5 países. Neste dia, serão instalados computadores conectados em cidades como Volta Redonda, no interior fluminense, São Luís, Montevidéu, Piracicaba, Salvador, Luanda, entre outras. Os voluntários estarão em pontos públicos convidando a população a conhecer e utilizar a informática num gesto simbólico de democratização das novas tecnologias, e também alavancando as discussões sobre a necessidade de se promover a inclusão digital em larga escala.
Inclusão Digital é um conceito que, na visão do CDI, engloba a informática, a educação, o protagonismo, possibilitando a construção de uma cidadania criativa e empreendedora, um meio para promover a melhoria da qualidade de vida, garantir maior liberdade social, gerar conhecimento e troca de informações.
No Rio de Janeiro o evento acontece no Arpoador, no SAARA, no Mercadão de Madureira e no Calçadão de Nova Iguaçu. Em Brasília o evento acontece no Congresso Nacional, em SP os computadores estarão nas estações Tietê, Barafunda e Santo Amaro. Em Curitiba, Santos e S. José dos Campos o evento acontece em praças públicas. Entre outros diversos lugares. A população poderá acessar a internet contando com o apoio de educadores do CDI, podendo inclusive enviar suas declarações do IRRF, checar o CPF, ler os jornais do dia, participar de um bate-papo com todas as cidades participantes, ou simplesmente navegar na web. Aliás, uma novidade deste ano é a instalação de webcams, permitindo que se acompanhe o Dia da Inclusão Digital ao vivo.
Fonte:
Paulo Henrique de Oliveira, presidente do CDI Campinas, fone (19) 9774 7195.
|
|