Campinas/SP - Sábado, 12 de junho de 2021 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

UNICAMP INOVA EM TERAPIA MUSCULAR RESPIRATÓRIA  


Desde 2008 a Comunicativa passou a atuar no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Como Agência ela se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas nas mídias hoje disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas novas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, abastecimento de sites, entre outras. Esse trabalho é pautado pelos critérios técnicos e a ética das notícias e suas conseqüências. A Comunicativa foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


CAMPINAS/SP

Dispositivo de fácil operação permite treinamento muscular inspiratório e expiratório no mesmo equipamento.

Pesquisadores da Unicamp desenvolveram um aparelho para a terapia muscular respiratória (TMR) capaz de permitir o treinamento inspiratório e/ou expiratório no mesmo dispositivo. O equipamento visa resolver um problema apresentado pelos dispositivos de TMR disponíveis no mercado, que costumam ser descartáveis, possibilitam apenas um tipo de treinamento (inspiração ou expiração) ou não conseguem forenecer uma resistência precisa à passagem de ar.

A nova tecnologia tem aplicação no tratamento de pacientes com doenças respiratórias, como gripe, faringite, pneumonia ou tuberculose, e que dificultam ou impedem a oxigenação do sangue. Isso porque um dos principais impactos dessas patologias é a perda da força muscular respiratória, que acarreta na deficiência da variação do volume pulmonar e na renovação insuficiente de ar dentro dos pulmões.

PACIENTE DEFINE A CARGA DE TREINAMENTO

Os dispositivos de TMR, por sua vez, auxiliam no tratamento desses pacientes exercendo resistência à passagem do ar expirado ou inspirado. Isso faz com que eles demandem maior força dos músculos respiratórios, o que, por consequência, promove o fortalecimento desses músculos.

COMPACTO E DE SIMPLES OPERAÇÃO

O aparelho desenvolvido é compacto e de simples operação, apresentando apenas uma câmara e uma válvula acionada por mola, que permite que qualquer pessoa defina de modo preciso a carga de treinamento e a alteração dos exercícios. Tal característica é importante para o desenvolvimento das rotinas de treinamento, uma vez que parte da terapia é realizada em casa, sem a supervisão direta do profissional de saúde.

Outra vantagem do dispositivo é que ele possibilita somente um tipo de exercício por vez, pela inversão do lado onde o bocal é conectado, o que pode ser mais efetivo no fortalecimento da musculatura de inspiração e expiração. Além disso, sua geometria simples auxilia na limpeza e manutenção dos componentes, facilitando também o processo de fabricação.

INVENTORES:

Éder Sócrates Najar Lopes
• Graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004)
• Mestrado (2009) e Doutorado (2013) pela Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas
• Pós-doutorado (2015) pela The Ohio State University, OH – EUA
• Professor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas
Arthur de Arruda Pelligrino
Faculdade de Engenharia Mecânica – Unicamp

André Luiz Jardini Munhoz
Faculdade de Engenharia Química – Unicamp

Carmen Silvia Passos Lima
Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp

Luciana Campanatti Palhares
Hospital das Clínicas – Unicamp

Faculdade/Instituto:
Faculdade de Engenharia Mecânica – Unicamp
 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®