CONSÓRCIO PCJ LANÇA BOLETIM SOBRE DISPONILIDADE HÍDRICA
|
|
A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
CAMPINAS/SP
Consórcio PCJ lança Boletim sobre a situação da Disponibilidade Hídrica da nossa região
Documento será mensal e tem como objetivo alertar municípios e empresas sobre as tendencias atuais e perspectivas futuras sobre a disponibilidade de água com a ocorrência de eventos extremos
O comportamento climático tem afetado duramente a situação dos mananciais das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), desde o início de 2021, porém a diminuição das chuvas na região tem sido verificada desde 2017, o que tem contribuído para a redução de nossas reservas hídricas durante a estiagem. Esse é um dos temas abordados no “Boletim sobre a Disponibilidade Hídrica”, documento lançado pelo Consórcio PCJ na última terça-feira, dia 06, e distribuído a todos os municípios e empresas associados à entidade. O objetivo é apresentar a situação atual do comportamento climático e seus impactos à gestão da água, além de apresentar possíveis cenários futuros para que a comunidade se prepare melhor a esses fenômenos.
O Boletim é elaborado pela equipe técnica do Consórcio PCJ e será mensal, enquanto durar a atual condição climatológica que está comprometendo a disponibilidade hídrica. A queda no volume de chuvas, apenas em 2021, é de 31,8% até o mês de referência junho. Para cenários futuros, o documento atenta que as Bacias PCJ ainda terão redução da previsão de chuvas até o 3° trimestre do ano, devido à ocorrência do La Niña, fenômeno que esfria as águas da Oceano Pacífico e causa menores índices pluviométricos na nossa região. O ápice da redução de chuvas deverá ocorrer entre os meses de agosto e setembro.
No Boletim, o Consórcio PCJ considere o momento atual como de Alerta, atentando para maiores riscos municípios não atendidos pelas vazões adicionais do Sistema Cantareira, mas também esclarece que a permanecer esse comportamento climático de diminuição do volume das chuvas, ficando abaixo das médias históricas, toda a bacia poderá ser impactada com restrições de consumo, principalmente em 2022.
É recomendado que municípios, empresas e comunidade adotem medidas de uso eficiente e racional da água, bem como a implantação imediata de campanhas de sensibilização sobre a gravidade do momento. O Consórcio PCJ aconselha ainda que obras para armazenamento de água bruta e tratada sejam executadas, na medida do possível, imediatamente a fim de ampliar a reserva estratégica de água.
Mais detalhes podem ser conferidos no documento anexo, clicando aqui.
Sobre o Consórcio PCJ:
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 40 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).
|
|