Campinas/SP - Quarta, 28 de julho de 2021 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

BECO DO BATMAN EM SÃO PAULO GANHA GRAFITE INDÍGENA  


Desde 2008 a Comunicativa passou a atuar no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Como Agência ela se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas nas mídias hoje disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas novas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, abastecimento de sites, entre outras. Esse trabalho é pautado pelos critérios técnicos e a ética das notícias e suas conseqüências. A Comunicativa foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   



CAMPINAS/SP



Beco do Batman: artista indígena finaliza grafite, nesta segunda, em um dos últimos muros livres da área

Representatividade feminina e indígena são marcas da nova arte



Chermie Ferreira, artista manauara, ribeirinha e descendente do povo Kokama, está pintando um dos últimos muros vazios do Beco do Batman.



A artista finaliza a obra nesta segunda-feira (12/07), às 9 horas.



A poucos metros da esquina da rua Gonçalo Afonso, com a viela sem nome, bem no centro do point do grafite em São Paulo, a artista está estampando mãe e filho indígenas. A arte também traz detalhes da paisagem amazônica, com referências à flora e peixes locais, e principalmente muita cor para retratar a cultura do Norte do país.



"O Beco do Batman está ganhando contornos femininos e indígenas para reforçar o papel da mulher no mundo e na arte e ao mesmo tempo homenagear a cultura amazônica", explica o galerista Helder Kanamaru, da ZIV Gallery, responsável pela representação da artista e patrocinadora da pintura. A galeria fica na esquina oposta à obra.



O novo grafite está em um dos últimos muros sem intervenção artística na área.



Novo Beco do Batman

O Beco do Batman, conhecido por ser uma galeria de arte urbana a céu aberto, vem ganhando novos ares, com grafites e negócios recentes surgindo, como galerias e restaurantes, reforçando a vocação artística e de turismo da região.



A área também está passando por melhorias nas calçadas e vias para melhorar o fluxo de visitantes.



"O Beco do Batman é um local cada vez mais dedicado à arte urbana e preocupado em receber bem os visitantes nacionais e internacionais", destaca Kanamaru, da ZIV Gallery, inaugurada no final de fevereiro deste ano.



A arte de Chermie Ferreira

Chermie Ferreira ou Wira Tini, nome indígena da artista cujo significado em Kokama é Pássaro Branco, é uma artista natural de Manaus, de 33 anos, radicada há 2, na capital paulista.



No grafite desde a adolescência, ela luta por representatividade feminina na arte urbana. Entre os inúmeros eventos sob sua coordenação, está o Festival Yapai Waina, "levanta mulher", em Kokama: o 1º Festival Internacional de Grafite com foco nas artistas plásticas do Amazonas, realizado este ano, de 13 a 15 de maio, em Presidente Figueiredo (AM).



A artista também criou a plataforma de divulgação digital de trabalhos de mulheres, o "Graffiti Queens"; a primeira revista de grafite feminina em meio físico e organizou o "1º Festival Internacional de Grafite Feminino", em São Paulo.



Em 2020, ao ver sua cidade gravemente atingida pela epidemia de Covid-19, ela retornou a Manaus para acompanhar de perto a saúde da família. Ao conviver mais profundamente com os familiares ribeirinhos descobriu histórias ancestrais repletas de mulheres fortes e corajosas e passou a retratá-las em suas obras.



Chermie começou no grafite e hoje atua em diversas outras plataformas, criando suas próprias tintas e renovando-se continuamente.



Mãe de duas meninas, filha de ribeirinhos, com ascendência negra e indígena, Chermie retrata a vida, as dificuldades e alegrias da população no Norte do Brasil, especialmente mulheres e trabalhadores.



Venha ver

Quando: O novo grafite está sendo finalizado pela artista Chermie Ferreira, nesta segunda-feira (12 de julho), às 9 horas.



Onde: rua Gonçalo Afonso, altura do número 119, Beco do Batman, Vila Madalena – São Paulo.
 

 
 
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade Desenvolvimento: Webcompany®