Campinas/SP - Quinta, 28 de novembro de 2024 Agência de Notícias e Editora Gigo Notícias  
 
 
  home
  gigo notícias
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Whatsapp: (19) 98783-5187
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

ALTO EXAME PODE APONTAR INDÍCIO DE CÂNCER DE PESCOÇO  


A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


CAMPINAS/SP


Julho Verde: autoexame é essencial para diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço

O diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço é um dos mais importantes meios para que se obtenha melhores resultados no tratamento da doença, maior possibilidade de cura e menor volume de sequelas graves, como complicações da fala, deglutição e respiração. Para auxiliar neste processo, a responsável pelo serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital Edmundo Vasconcelos, Dra. Jossi Ledo Kanda, lembra que um olhar atento para a região pode auxiliar.

O autoexame e o conhecimento sobre estes tumores são os recursos para que se reduza o número de mortes pela doença no Brasil, onde, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), registram-se 10 mil novos casos por ano. A especialista explica que a descoberta precoce garante taxas de mais de 90% de cura e, por isso, o primeiro passo é ficar atento aos sintomas e sinais. “O surgimento de manchas brancas na boca, lesões como aftas e úlceras que não saram em até duas semanas, nódulos no pescoço, assim como rouquidão persistente, alteração na deglutição e dificuldade na alimentação são razões para a procura de um especialista”, reforça.

A médica destaca que os tumores podem atingir todo o trato aéreo digestivo, que contempla as cavidades oral e nasossinusal, garganta, glândulas tireoide e salivares, assim como a pele que reveste toda a cabeça e pescoço. Jossi Kanda explica que diferentemente de outros cânceres, este está mais relacionado aos hábitos do que a questões hereditárias.

“Os fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço estão diretamente associados a hábitos não saudáveis. Portanto, para prevenir a doença, é necessário não fumar, evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica e de alimentos ultra processados e manter a higiene oral, além de usar protetor solar. Infecções pelo vírus HPV também têm destaque nesta lista, principalmente em pessoas mais jovens que são mais propensas a prática do sexo oral sem proteção”, explica.

A prevenção do câncer da boca – que é o 5º mais incidente entre os homens no Brasil - pode ser inserida em sua rotina. Veja o passo a passo do autoexame (que deve ser feito à frente do espelho) sugerido pela especialista:

Com a boca fechada, analise a parte externa
Após esse primeiro olhar, puxe o lábio superior para cima e o inferior para baixo
Abra levemente a boca e afaste a bochecha com o dedo. Repita do outro lado
Para observar o céu da boca, coloque a cabeça para trás
Abaixe a língua e diga “Ah” para examinar a garganta
Logo depois, puxe a língua para fora
Aproveite o movimento e puxe a língua para o lado direito e esquerdo
Coloque a ponta da língua no céu da boca e examine embaixo dela

 

 
 
   
   
« voltar  


   Gigo Notícias    Política de Privacidade