COLÉGIO INTEGRAL DE CAMPINAS INVESTE NA FORMAÇÃO HUMANA
|
|
O Colégio Integral foi criado em 1982, primeiramente para funcionar como Cursinho, exclusivamente. Hoje oferece vagas desde o Ensino Fundamental em 4 unidades na cidade, uma dentro do Alphaville Campinas e mais onze franqueadas na região. Luiz Antônio Fernandes é o diretor geral do Colégio em Campinas.
A relação com a Comunicativa ACJ teve início em 1996 com a produção de informativos institucionais impressos, depois o BoleTeen voltado para o público interno e em seguida, uma versão para a Internet. Hoje o trabalho está restrito a Assessoria de Imprensa.
» Baú
de Notícias
|
|
O Colégio Integral de Campinas incorporou o Projeto Crescendo no currículo escolar deste ano letivo. O Crescendo é um programa educativo voltado para a formação integral dos alunos do Infantil à 8ª série do Ensino Fundamental, que visa proporcionar aos alunos reflexões e conceitos sobre ética, cidadania e cuidados com a saúde.
O Projeto foi baseado em um estudo sobre a prevenção de drogas da Universidade Stanford, da Califórnia, e elaborado por um grupo de especialistas em educação, ligados a UNESCO e à Federação Latino-americana de Educação, FAEPLA, e supervisionados pelas doutoras Emile Garfield e Nétie Howard.
As escolas que adotam o Crescendo recebem treinamento para os funcionários e professores feito pela equipe de pedagogas da Editora Sttima, detentora dos direitos autorais.
Para o Integral, a utilização do Projeto deveu-se à necessidade de desenvolver a formação humana dos alunos. “Os pais tinham esta expectativa da escola”, afirmou o diretor da Unidade José Bonifácio, Tobias Ribeiro. Nas aulas semanais de uma hora de duração, os alunos realizam as atividades das apostilas em sala e com a família. Os professores trabalham a auto-estima e o autoconceito, informam sobre o uso indevido de drogas e a AIDS e estimulam os valores e as habilidades deles.
O Projeto Crescendo já atendeu a mais de 350 mil alunos desde 1996, de acordo com a Editora. Hoje, 200 escolas brasileiras utilizam o material, entre elas o Santo Américo de São Paulo.
O Integral espera que a implantação deste projeto eleve a auto-estima dos alunos, tornando-os mais respeitosos uns com os outros e informados sobre os cuidados com a saúde, alimentação e prejuízos das drogas. “Buscamos qualidade de vida”, disse Ribeiro.
Horário
As aulas são ministradas em diferentes horários dependendo da turma, mas, normalmente, acontecem depois das 10h para a turma da manhã e das 15h para o vespertino.
Mais informações:
Colégio Integral – Tobias Ribeiro (diretor da unidade José Bonifácio)
Tel. :(19) 32525400
|
|