COMUNIDADE LUTA POR HORTA URBANA EM SÃO PAULO
|
|
A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
CAMPINAS/SP
O MOVIMENTO VER SP QUER MANUTENÇÃO DA HORTA DAS FLORES NA MOOCA
"Eu sempre fico impressionada quando acesso um espaço verde denso e consistente no meio de São Paulo. Foi assim quando estive na horta da Terezinha, em São Mateus, e foi assim quando conheci cara a cara a Horta das Flores, na Mooca.
Enquanto a horta da Terezinha foi construída no linhão (área sobre as torres de transmissão de energia) por meio do sistema de comodato, a Horta das Flores fica dentro da praça Alfredo di Cunto, às margens da Radial Leste, em um lugar que parece ter vocação para o verde mas que, mais uma vez, está ameaçado.
Pois é, o pessoal que forma o Coletivo Horta das Flores está com abaixo-assinado e buscando abrir um diálogo com a prefeitura para que aquele lugar não vire um conjunto de prédios.
O terreno onde fica a horta faz parte de um dos lotes da PPP da Habitação (que prevê a construção de mais de 22 mil unidades habitacionais em toda a cidade voltadas para pessoas com renda entre 2 e 5 salários mínimos) e foi cedido à iniciativa privada por 20 anos.
Por mais que seja legítima e necessária a construção de moradias, o coletivo acha que a prefeitura pode usar outras áreas para este fim em vez de destruir um espaço verde já consolidado.
Eu concordo. Se existe a busca por uma cidade mais resiliente, capaz de enfrentar a emergência climática, precisa que essa seja uma cidade que valoriza e respeita os espaços verdes. Ainda mais um espaço que já existe há 15 anos e está mais do que consolidado.
E a Horta das Flores, mais do que ser um lugar com plantas e árvores, é um lugar de educação ambiental, função muito bem cumprida pela maioria das hortas urbanas.
Neste texto você pode ler mais sobre a Horta das Flores e tudo que acontece por lá!
Por isso, quando colocamos na pauta a discussão sobre a manutenção de um espaço verde como a Horta das Flores em detrimento à construção de moradias populares, não se trata de dizer que um é mais importante que o outro, mas sim de mostrar que todos têm sua importância.
E as hortas urbanas são muito mais do que produtoras de alimento. Ouso dizer que a produção de alimentos em si é a menor das funções de uma horta. É, na verdade, um caminho para mostrar às pessoas a importância da conexão com a natureza.
Algumas funções de uma horta urbana:
🌿 RESGATAR A CIDADANIA
Uma horta não é apenas um lugar de plantar. É, na verdade, um espaço para o exercício da cidadania. Em grupo, as pessoas precisam aprender a conviver, a tomar decisões, a serem responsáveis. Como diz a jornalista e ativista Cláudia Visoni, "uma horta oferece mais do que salsinha, cebolinha e PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais). É uma experiência republicana, política e cidadã. Estamos acostumados a querer que o estado resolva tudo, mas ele não resolve. Esse tipo de ocupação oferece a oportunidade de negociar, dialogar, desenvolver a resiliência".
🌿 MELHORAR O ESPAÇO URBANO
Quando um espaço é transformado em horta – seja em uma praça, parque ou mesmo na calçada – automaticamente ele acaba por trazer benefícios urbanísticos para aquele local. Se o lugar ficar mais legal e mais seguro, será mais difícil alguém mexer no que está funcionando. A horta vai ter apoiadores e, certamente, vai ter mais gente querendo aquele espaço do que não querendo.
Além disso, os mutirões e cuidados regulares levam uma ocupação saudável para o espaço e são capazes de o transformar. Um lugar usado pela pessoas é sempre mais seguro.
Tem ainda as questões ambientais relacionadas à cidade. Uma horta é mais um espaço verde e ajuda a combater ilhas de calor, a deixar o solo mais permeável, a umidificar o ar e a atrair biodiversidade.
🌿 AUMENTAR ÁREAS DE LAZER E CONVIVÊNCIA DISPONÍVEIS
Um espaço verde e saudável é um convite à convivência. Por isso, as hortas acabam por se transformar em lugares de encontro, de lazer, de prática de atividade física e, claro, de educação ambiental.
O simples estar na horta já ensina muito. "Muita gente vai na horta só pra colher, ou seja, continua no "esquema supermercado", sem entender o sistema de produção. Ainda assim, é uma reconexão, porque a pessoa vai ficando naquele lugar até voltar a colocar a mão na terra, ou observar a natureza, se encantar por uma borboleta, perder o medo das abelhas e dos insetos. E aí começa a se ver como parte daquilo. É uma mudança de olhar a partir de uma vivência que muitas vezes a gente nem tem mais percepção", diz Diego Ramos, criador do projeto Flores no Cimento.
Para ajudar a horta das flores a permanecer na praça Alfredo di Cunto você pode assinar o abaixo assinado e ainda compartilhar com outras pessoas!
Maisa"
|
|