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Campinas-SP
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EVENTO DEBATE MERCADO DE TOMATE NO BRASIL
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A Seminis do Brasil foi estruturada como unidade de negócios em 1994 e é a maior empresa de sementes de hortaliças e frutas, com mais de 20% do mercado internacional. Como resultado das aquisições (Asgrow, Petoseed e Royal Sluis), investimentos e estratégias em parcerias, a empresa construiu o mais completo patrimônio genético de hortaliças do mundo. Cerca de 11% do seu faturamento é destinado para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, representada por uma estrutura de 50 Estações Experimentais de Pesquisa em 17 países. Está presente em mais de 150 países com um mix de quatro mil produtos de 60 espécies. No Brasil, a Seminis detém a participação de mais de 30% do mercado, mantendo uma forte representação em toda América do Sul. A linha de produtos é composta por aproximadamente 120 opções em 34 espécies de hortaliças, comercializada através de uma rede de distribuidores exclusivos e uma forte equipe de assistência técnica. A estrutura brasileira da Seminis é formada pelo Departamento de Pesquisa com duas Estações Experimentais (Paulínia/SP e Carandaí/MG), a unidade de produção e processamento de sementes em Igarapé/MG, além do Centro de Distribuição e do Departamento de Administração e Vendas, sediados em Campinas/SP. Em janeiro/2005, tornou-se subsidiária da Monsanto Company.
. Márcio Nascimento, Gerente Comercial da Seminis
Fone (19) 3705 9300
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O mercado de tomate no Brasil - representado pelo giro da ordem de 1,5 bilhão de reais, produção de 3 milhões de toneladas/ano, cultivo de 58 mil hectares e envolvendo diretamente mais de 200 mil pessoas na produção – será tema de um workshop promovido pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp, no dia 28 de maio. A Seminis, empresa de sementes de hortaliças e líder mundial nesse segmento, é uma das apoiadoras do evento, que tem por objetivo apresentar e discutir trabalhos sobre a cultura do tomateiro na Universidade e avaliar desafios e necessidades de desenvolvimento sustentável do setor. O engenheiro agrônomo Álvaro Peixoto, da Seminis, fará a primeira palestra do evento, sobre a realidade e tendências do tomate de mesa no agronegócio brasileiro.
Mercado atual
Nos últimos anos, houve uma redução da área plantada e os produtores (cerca de 10 mil em todo país) sofreram uma descapitalização em função da queda da produção e o aumento dos custos, além da incidência de pragas e doenças graves como o Geminivírus – transmitido pela mosca branca. Por isso, segundo Álvaro Peixoto, os tomaticultores estão em busca de novas tecnologias e alternativas que tornem a cultura mais viável. Nesse contexto, ele enfatiza que “a busca pela qualidade é evidente no setor, com maior profissionalização dos produtores, preferência por híbridos que agregam mais produtividade e resistência a doenças, além da introdução de novas tecnologias de produção capazes de reduzir os custos sem perda de qualidade ou produtividade”.
Tomate na Unicamp
O workshop Tomate na Unicamp será realizado no dia 28 de maio, das 8h30 às 18 horas, no anfiteatro da Biblioteca Central da Unicamp. Ele pretende reunir pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e produtores agrícolas interessados em discutir aspectos tecnológicos, impactos ambientais, aspectos sociais, problemas da cadeia produtiva e novas pesquisas sobre a cultura do tomateiro.
Outras informações:
Álvaro Peixoto, da Seminis, fone (19) 3705 9300
Marcos David Pereira, da Unicamp, fon e (19) ......
Ou no site: www.agr.unicamp.br/tomatenaunicamp
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