Campinas/SP - Sexta, 17 de setembro de 2021 Agência de Notícias e Editora Comunicativa Ltda.  
 
 
  home
  comunicativa
  profissionais
  publicações
  clientes
  projetos
  entrevistas
  baú de notícias
  clippings
  galeria de fotos
  ensaios
  extra pauta
  cadastre-se !
  contato
Digite a expressão que deseja buscar
Cadastre-se e receba, por e-mail, as últimas do ClickNotícia.


Rua Alberto Belintani, 41
Telefone: (19) 3256-4863
Fax: (19) 3256-9059
CEP: 13087-680
Campinas-SP

 

PRODUÇÃO DE TECIDO ANTI COVID19 RECEBE FOMENTO  


Desde 2008 a Comunicativa passou a atuar no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Como Agência ela se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas nas mídias hoje disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas novas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, abastecimento de sites, entre outras. Esse trabalho é pautado pelos critérios técnicos e a ética das notícias e suas conseqüências. A Comunicativa foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fones: (19) 3256 4863 / 3256 9059


»
Baú de Notícias
» Galeria de Fotos

» Clipping

   


CAMPINAS/SP


BNDES E EMBRAPII FOMENTAM INOVAÇÃO CONTRA PANDEMIA NA ÁREA TÊXTIL

Organizações financiam com recursos não reembolsáveis o desenvolvimento de tecidos que neutralizam o vírus da Covid-19 e do sarampo

O uso de tecido antiviral em equipamentos de proteção individual (EPIs) aumentou a segurança de profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia e também despertou interesse da população que busca por maior proteção e soluções capazes de mitigar os riscos de infecção da Covid-19.

Para atender a essa demanda crescente, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estão apoiando a indústria têxtil a desenvolver tecnologias capazes de neutralizar a ação do vírus com maior desempenho e conforto. Duas empresas nacionais receberam recursos não reembolsáveis da organização e suporte técnico da Unidade EMBRAPII ISI Biossintéticos. As novas soluções também são eficientes contra o vírus do sarampo.

O pesquisador do ISI Biossintético, Ricardo Cecci, acredita que aplicação de tecnologia antiviral deve se manter mesmo quando a pandemia for controlada. “Está ocorrendo uma expansão dessa tecnologia. A comercialização de tecidos com propriedades antivirais é uma realidade e veio para ficar”, destaca.

Os projetos

O primeiro desafio em curso é uma parceria com a empresa Next e prevê a estruturação de um fio capaz de destruir as camadas protetoras do vírus a partir do uso de nanomateriais, ainda não utilizados nos tecidos disponíveis no mercado. A nova formulação – sem íons de prata – promoverá uma sensação mais confortável ao toque, além da garantia que o material não afeta a respiração e não agride a pele. A primeira proposta já está em teste para analisar a eficácia.

O outro projeto em andamento busca a potencializar as propriedades antivirais de um tecido já desenvolvido anteriormente pela empresa Rhodia. Para criar uma geração nova da tecnologia, diferentes fórmulas de polímeros estão sendo desenvolvidas no laboratório. A proposta é criar um produto com desempenho superior, otimizando o uso da matéria prima.

Parceria EMBRAPII/BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o valor de R$ 20 milhões para apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e realizados em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O apoio financeiro não reembolsável cobre o desenvolvimento das fases finais do projeto, como lote piloto e certificações, permitindo a entrada no mercado de soluções nacionais que atendam também às necessidades do sistema de saúde do país, incluindo tecnologias de combate à pandemia da Covid-19. Até o momento, seis projetos foram beneficiados pela parceria, que destinou R$ 7 milhões em investimentos.


VEJA VÍDEO


 

 
Cadastro de Jornalista  
   
   
« voltar  


   Clicknotícia® by Comunicativa    Política de Privacidade