PLATAFORMA DA REDE MOSTRA NOVO FILME SOBRE ANCHIETA
|
|
A AGÊNCIA DE NOTICIAS E EDITORA CLICKNOTICIA assumiu, a partir de 2021 as funções que desde 1996 a Comunicativa atuava no mercado de comunicação com características próprias de Agência de Notícias e Editora. Assim, também como agência e editora, a CLICKNOTICIAS se propõe a levantar informações de interesse jornalístico, na macro região de Campinas, espontaneamente ou por demanda para difundí-las através do site www.clicknoticia.com.br. Como Editora ela coloca à disposição de instituições públicas ou privadas o seu corpo de profissionais para produção de publicações jornalísticas em todas mídias disponíveis. Ao conhecer a empresa e suas necessidades no setor de comunicação, podem ser sugeridas ferramentas através da elaboração de um Plano de Comunicação, incluindo jornal para os funcionários, publicações institucionais ou específicas para os clientes, produção de conteúdo para sites, criação de hubs e sites responsivos, entre outras. Esse trabalho é pautado por critérios profissionais e éticos acim a de tudo. A Comunicativa Assessoria e Consultoria Jornalística foi criada como prestadora de serviços jornalísticos em abril de 1996 em função da demanda de profissionais capacitados para interrelacionar o segmento corporativo e os veículos de comunicação jornalística. Fone/WS: (19) 987-835187 - (19) 99156-6014
» Baú
de Notícias
»
Galeria
de Fotos
»
Clipping
|
|
CAMPINAS/SP
Novo filme sobre José de Anchieta mescla documentário e ficção
Docudrama sobre missão do padre jesuíta no Brasil é transmitido exclusivamente pela plataforma de streaming Lumine
Entre as figuras mais emblemáticas da história brasileira, José de Anchieta não tem sua relevância reproduzida na cinematografia nacional. Apenas uma obra — da década de 70 — traz o fundador do catolicismo no país como protagonista. Com objetivo de reverter esse cenário e resgatar a trajetória do missionário jesuíta, estreia, nesta sexta-feira (17), o filme Apóstolo do Brasil, a missão de São José de Anchieta. O trailer pode ser conferido aqui.
A produção é original da Lumine, maior plataforma católica de streaming da América Latina, que também transmite com exclusividade o longa-metragem. José de Anchieta é trazido à vida pelo ator Roger Campanhari, sob direção de Julia Sondermann e Gustavo Leite. As gravações ocorreram na Praia dos Maciéis, no Rio de Janeiro.
Especialistas como Sérgio Pachá, Guilherme Diniz, José Theodoro Menck e Junior Volcan são entrevistados durante o filme, que se baseia no premiado livro Anchieta, de Joaquim Thomaz Paiva. A trilha sonora foi composta pelo maestro André Delair, que musicou Ave Maria em tupi, a partir de uma tradução realizada pelo próprio Anchieta.
Um dos diferenciais do lançamento é o formato escolhido: docudrama. O estilo une as linguagens da ficção e do documentário para expressar a personalidade do padre espanhol. Segundo os realizadores de Apóstolo do Brasil, a decisão ocorreu também para dimensionar os tantos aspectos de sua trajetória: missionário, pioneiro ao introduzir o cristianismo no país, dramaturgo, poeta, gramático, fundador das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras tantas iniciativas.
"Queríamos fazer um documentário que funcionasse como panorama de sua vida, mas acrescentar um elemento dramático que sensibilizasse o público sobre o drama de sua vida. Sua solidão e sua fé viva foram elementos que poderiam somente ser retratados através da ficção", explica o cofundador e CEO da Lumine, Matheus Bazzo. É o décimo lançamento original da plataforma de streaming, que totaliza mais de 500 horas de conteúdo — entre clássicos do cinema e produções próprias.
Reconhecimento à importância histórica
Apóstolo do Brasil surge com o propósito de a sociedade brasileira reconhecer a relevância histórica do santo canonizado por Papa Francisco. "Apesar de toda sua grandeza, Anchieta é pouco reconhecido na cultura brasileira contemporânea. Se considerarmos a grandiosidade de sua personalidade, é inadmissível que tenhamos apenas um filme, e inclusive bastante datado, sobre essa que é uma das figuras mais importantes da nossa história", aponta Matheus Bazzo. A única obra, até então, era Anchieta, José do Brasil: de 1977, dirigida por Paulo César Saraceni e estrelada por Ney Latorraca.
O lançamento do docudrama ocorre durante a transmissão do Efeito Lumine — maior evento online sobre cinema, beleza e religião do Brasil. Quatro especialistas participaram do debate: o crítico de cinema Miguel Forlin, o ator Juliano Cazarré, o psiquiatra e escritor Italo Marsili e o mestre em Teologia sistemática e padre Lucas Matheus Mendes. O objetivo do encontro foi refletir sobre o impacto dos conteúdos audiovisuais consumidos pelos brasileiros.
Quatro séculos após sua morte, José de Anchieta traz uma mensagem de inspiração à realidade atual da humanidade, de acordo com o cofundador da Lumine. "Além de suas virtudes exemplares, ele ajudou a harmonizar a relação entre brasileiros, índios e portugueses. Foi a principal figura diplomática entre os conflitos tão sangrentos quanto comuns na formação do nosso país", reflete. E complementa: "Em um mundo e um país tão preenchidos de conflitos, insatisfações e contendas, o exemplo de Anchieta pode ser uma luz para nos ajudar a construir um caminho de paz e reconciliação".
Ficha técnica:
Direção: Julia Sondermann e Gustavo Leite
Produção executiva: Matheus Bazzo
Elenco: Roger Campanhari e Sophia Yabrudi
Entrevistas: Sérgio Pachá, Guilherme Diniz, José Theodoro Menck e Junior Volcan
Pesquisa: Junior Volcan
Produção: Lucas Mendonça e Isadora Leite
Assistente de produção: Vinícius Faria
Direção de fotografia: Gustavo Leite
Direção de som: Gustavo Tommaso
Direção de arte: Barbara Yabrudi
Montagem: Gustavo Tommaso
Design: Yuri Silva
Ilustração: Luíza Santiago
Still: Lucas Mendonça e Bárbara Yabrudi
|
|