CAMPINAS/SP
Grão-Chanceler da PUC-Campinas anuncia a recondução do Reitor Prof. Dr. Germano ao cargo
De acordo com o Estatuto da Universidade, a substituição de gestores ocorre a cada quatro anos
O Arcebispo Metropolitano de Campinas e Grão-Chanceler da PUC-Campinas, D. João Inácio Müller, anunciou neste dia 15/12, em apresentação oficial no Conselho Universitário (CONSUN) da PUC-Campinas, a recondução do Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior ao cargo de Reitor da Universidade. Desde 2018 à frente da administração da Universidade, o Reitor continuará no posto até 2025.
D. João disse que o processo de escolha iniciou em julho, quando convidou o prof. Germano para continuar na função. Em agosto foi enviada uma carta ao Cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito da Congregação para a Educação Católica. A aprovação só veio na manhã deste dia 15 e o anúncio foi feito no período da tarde na sala do Conselho Universitário para a comunidade acadêmica.
Estiveram presentes, além do Arcebispo e do Reitor, o Vice-Reitor e Vice-Presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução Prof. Dr. Pe. José Benedito de Almeida David, Pró-Reitores, diretores de Centros e de Cursos, além de funcionários de diversos departamentos.
“É um desafio continuar servindo nessa missão. Nesses primeiros quatro anos como Reitor aprendi que o maior valor para o cargo é o da humildade. Não se faz nada sozinho, o que realmente faz é o trabalho em comunidade”, disse.
O Reitor também disse que o plano estratégico para a Universidade até 2025 já está elaborado e que reformas institucionais serão implantadas na próxima gestão, com aprofundamento dos eixos estratégicos e investimentos em aprimoramento da pesquisa, do ensino e da extensão universitária.
Durante seus quatro primeiros anos de administração, o Prof. Dr. Germano investiu nas melhorias de qualidade e excelência da Universidade em diversas áreas, em especial na pesquisa, projetos de Extensão voltados para a comunidade externa, inovação e empreendedorismo, tecnologia, sustentabilidade e longevidade. Isso resultou no destaque da PUC-Campinas nos principais rankings nacionais e internacionais de avaliação educacional.
O Centro de Longevidade Vitalità, uma das iniciativas recentes, foi criado em 2020 para incentivar o desenvolvimento de pesquisas, cursos e projetos voltados para o público 60+. Além das atividades implantadas de forma virtual durante a pandemia, o Vitalità ganhou uma sede própria no Campus I para suas atividades presenciais assim que forem liberadas pelas autoridades sanitárias.
O Projeto Mescla foi outro marco da gestão, um espaço voltado para empreendedorismo, inovação e parcerias entre Universidade, startups e grandes empresas. O espaço, inaugurado em 2020 no Campus I, tem laboratórios com equipamentos para elaboração de protótipos (como impressoras 3D e máquinas de corte a laser), auditórios, espaços para cursos, coworking etc. Um outro Espaço Mescla voltado para a área de saúde foi inaugurado em novembro no Campus II.
A Universidade também investiu em novos formatos de Ensino a Distância, abertura de cursos para atender demandas atuais e cursos de especialização para alunos e ex-alunos que querem se aprimorar nos seus campos de atuação.
A relação da Instituição com seus ex-alunos também foi reforçada, com a criação do Programa Alumni, que tem página no Portal e plataforma de relacionamento com egressos, uma comunidade virtual exclusiva dos ex-alunos da Universidade, visando compartilhar conhecimentos, trocar experiências profissionais, produzir networking , possibilitar conexões, aproveitar oportunidades e alavancar a carreira daqueles que vivenciam ou vivenciaram a experiência de fazer parte da PUC-Campinas.
O Professor Doutor Germano Rigacci Júnior assumirá o novo mandato em 1º de fevereiro de 2022, data ainda a ser confirmada. A equipe que vai compor a Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de Campinas para a gestão 2022-2025 será empossada durante a mesma cerimônia.
O Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior ocupou o cargo de Vice-Reitor da Universidade na gestão de 2014-2018 e foi Pró-Reitor de Graduação durante as gestões 2006-2010 e 2010-2014. Coordenou o Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Humanas da PUC-Campinas durante a gestão 2002-2006. Foi Coordenador do Departamento de Disciplinas Filosóficas Auxiliares e Coordenador do Departamento de Disciplinas Filosóficas Específicas durante a década de 90.
O Reitor é graduado pela Faculdade de Filosofia da PUC-Campinas, em 1984, com Mestrado em Filosofia, em 1995 e Doutorado em Educação, em 2001, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Regras
De acordo com o Estatuto da Universidade, a substituição de gestores acontece a cada quatro anos, conduzida pelo Grão-Chanceler. Como Universidade Católica Pontifícia, as indicações são submetidas ao Nihil Obstat (nada impede) da Santa Sé. O cargo de Reitor exige grau de Professor Doutor, integrante do corpo docente da Universidade há pelo menos três, com possibilidade de uma única recondução sucessória para uma nova gestão.
|
|